02 maio, 2016

ELEIÇÕES DO COLEGIADO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA URE BARRA DO CORDA

Votação na Escola Ardalião Américo Pires

As eleições para Colegiado Escolar das escolas da Rede Estadual de Ensino movimentaram na terça-feira (26/04) algo em torno de 200 mil eleitores, entre estudantes, professores, servidores escolares e pais de alunos de todo o estado do Maranhão. Nos oito municípios que pertencem a Unidade Regional de Educação de Barra do Corda (Barra do Corda, Tuntum, Fernando Falcão, Jenipapo do Vieiras, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Arame e Sítio Novo), o processo eleitoral transcorreu de forma exitosa e sem nenhum incidente. Em Barra do Corda os trabalhos estiveram sob a coordenação da Gestora Regional de Educação professora Eva Lúcia Nunes, do Diretor de Educação professor Claudio Braga e da equipe pedagógica da URE/BC, os quais acompanharam o andamento das eleições deste importante órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade. 

O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino. 


Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário