25 maio, 2016

Líder do governo fala sobre Segurança Pública no Maranhão

Líder do governo fala sobre Segurança Pública no Maranhão

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), ocupou a tribuna da Casa, nesta segunda-feira (23), para tratar da Segurança Pública no Estado.

O parlamentar falou sobre os episódios de violência, ataques e incêndios ocorridos nos últimos dias na região metropolitana da capital e ressaltou a postura do governador Flávio Dino, que não se escondeu e enfrentou a situação e também para elogiar o trabalho do efetivo policial que se empenhou com coragem e determinação.

Rogério lembrou que a vinda da Força Nacional desta vez será para se juntar e fortalecer a corporação ao contrário de outras vezes em que esteve no Maranhão em gestão anterior para enfrentamento de grande crise na Penitenciária de Pedrinhas e durante a greve da Polícia Militar. “Essa vinda da Força agora é com cenário diferente, principalmente pela postura do governador Flávio Dino. A Polícia Militar e Civil estarão na linha de frente e terão um reforço no efetivo para enfrentar esse momento”, disse.

Cafeteira disse ainda que politizar um problema deste, que é um problema de toda a sociedade, não é correto e que é preciso enfrentar e buscar a solução porque o governo não irá negociar com facções. “Nós falamos de coragem, de posição do governador, mas isso alguém pode interpretar como discurso mais político, eu acho que mais do que palavras, os gestos demonstram e têm mais forças do que palavras. E aqui eu queria dizer que não é apenas um enfrentamento que o governador fez, foram os investimentos que o governo do estado fez na área de segurança e na área da administração penitenciária”, completou.

Segundo o líder do governo, mesmo com uma crise que assola o país, o governador Flávio Dino teve a coragem de fazer reajuste dos policiais, que merecem mais ainda, e destacou a contratação de 1.500 excedentes do concurso passado. Ele seguiu falando que a atual gestão investiu na área prisional com a construção de cinco novos presídios em Açailândia, Balsas, Imperatriz, Pedreiras e Pinheiro. Destacou a abertura de 1840 vagas que foi o acordo feito, em um termo de compromisso com o Ministro Lewandowski, pelo Governador Flávio Dino e o Maranhão já tem hoje 51% dessas vagas já ocupadas, já prontas para utilização.

“E isso, de alguma maneira, tira um pouco da pressão do sistema penitenciário de Pedrinhas, porque faz o apenado ir cumprir perto de sua família, onde ele pode receber as visitas, ele pode conviver no tempo permitido com seus familiares. E isso com certeza melhora as condições de cumprimento de pena desses condenados. Eu vejo como um dos principais motivos para que a gente tenha diminuído a violência dentro de Pedrinhas. E aqui um dado, nós diminuímos em 100% o número de homicídios em Pedrinhas, 100%. E de 76% de fugas, então não é uma questão de apenas de discurso, é uma questão de ação”, falou.

O deputado Rogério disse ainda que seu discurso não é de confronto, ressaltou que o governador é o comandante das polícias e o seu papel é saber se suas determinações estão sendo cumpridas.

Ele encerrou sugerindo que os colegas parlamentares façam críticas construtivas, sugestões e propôs que fosse realizada homenagem aos policiais por sua dedicação e incansável empenho. “Problemas vem de muito tempo, mas o que importa é enfrentar e é isso que Flávio Dino tem feito”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário