13 maio, 2016

5° BPM participa de palestras do Maio Amarelo em Barra do Corda

Desde o início do corrente mês, estão sendo realizadas palestras educativas nas escolas de Barra do Corda, com o tema Maio Amarelo, graças a uma parceria entre o Detran, Ciretran e o 5° BPM.

O Movimento Maio Amarelo foi criado  após a  Assembleia-Geral das Nações Unidas ter editado, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Sua proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula as pessoas a promoverem atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.


A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, tem como intenção, colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar um comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

A motivação para o Movimento Maio Amarelo não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

“A campanha que se estende até o dia 29 de maio, e nas próximas semanas será realizada nas escolas do Ensino Médio, quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança. Razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”, disse o  Sargento Durans, instrutor do PROERD, responsável pelas palestras que estão sendo realizadas.

Segundo o comandante do 5° BPM, Tenente Coronel Eriverton, a prevenção aos acidentes de trânsito passa pela educação. “As crianças deveriam ter na escola, desde as primeiras séries, uma disciplina de educação continuada para o trânsito, a exemplo do Proerd (programa de prevenção às drogas da Polícia Militar) que é um sucesso e já está colhendo excelentes resultados. Campanhas como o Maio Amarelo são de suma importância, sempre lembrando que a educação deve começar no início da vida das pessoas. As crianças são o futuro e por isso devemos investir nelas, afinal elas são os futuros motoristas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário