03 maio, 2016

Barra do Corda comemora avanço conquistado ao longo de seus 181 anos

A implementação da Lei Geral, consolidando políticas públicas permanentes para o desenvolvimento de empresas, gerando renda no comércio local, foi um grande passo conquistado pelo município e que teve forte atuação do Sebrae. 


Há exatos 181 anos nascia um novo município localizado às margens dos rios Corda e Mearim, em meio ao território indígena pertencente aos Canelas e Guajajaras. Entre tantas batalhas, Melo Uchoa fez nascer a pequena Missões, primeiro nome dado ao município. Deslumbrado com tamanha beleza e constatando condições de navegabilidade a capital do Estado, declarou sua fundação em 03 de Maio de 1835. 

O município de Barra do Corda fica a 425 km da capital São Luís e tem sua população estimada em 86.151 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último censo realizado em 2015. Tem como potencial econômico o comércio e o turismo, sendo que sua economia é baseada no setor primário, mais notadamente na rizicultura e a pecuária leiteira. Os rios Corda e Mearim exercem bastante influência na economia e cultura da região, sendo importantes fontes de renda por conta do fornecimento de água e favorecimento da pesca, do turismo e demais atividades secundárias. 

No âmbito empresarial, segundo dados do Empresometro das MPEs, o município possui 2.766 empresas ativas, destas 2.652 são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o que corresponde a 95,9% do total de empresas existentes no município. O comércio é a atividade econômica predominante em Barra do Corda, atualmente são 1.897 empresas que trabalham no setor. 

Como forma de apoiar e incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios, que são predominantes na cidade, o Sebrae tem sido um importante aliado, estando presente em Barra do Corda por meio da Unidade Regional de Presidente Dutra. 

"O município de Barra do Corda é estratégico para esta unidade do Sebrae, pois é um centro regional com forte presença nos setores de comércio, serviços, pequenas industrias e reconhecidamente como um dos polos de turismo do estado do Maranhão, com atrativos naturais e eventos religiosos", comentou o gerente regional do Sebrae, José Noleto. 

Atualmente o Sebrae desenvolve diversas ações no município por meio do Projeto de Varejo Alimentar, que tem o objetivo de gerar melhorias da gestão empresarial destes empreendimentos e o Projeto de Atendimento, que tem levado ações de inovação, tecnologia, gestão e controles financeiros para os pequenos negócios. Além de aplicar a metodologia do Projeto Balde Cheio junto aos empreendedores da pecuária. A Sala do Empreendedor em fase de finalização será outro benefício, uma vez que dará um apoio ainda maior. 

O Prêmio Prefeito Empreendedor, conquistado recentemente pelo prefeito Eric Costa, na categoria Municípios Integrantes do G-100, com o projeto “Humanizar o ambiente do comércio varejista no centro da cidade”, mostra os bons frutos que a parceria Sebrae e Prefeitura Municipal vem trazendo a Barra do Corda. 

“Temos feito um bom trabalho em Barra do Corda aproveitando essa grande vocação empresarial existente no município. Neste momento de festa, toda a equipe do Sebrae parabeniza os cidadãos barra cordinos, por sua história e reafirma essa parceria de sucesso”, concluiu José Noleto, gerente do Sebrae na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário