13 maio, 2016

Valéria Macedo faz sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem

Valéria Macedo faz sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem

Em comemoração à Semana da Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem, a Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da deputada estadual Valéria Macedo (PDT) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma sessão solene para homenagear a categoria.

A mesa foi composta pelo secretário chefe da casa-civil, Marcelo Tavares, na ocasião representando o governador Flavio Dino; Antônia Cristiane Pereira, presidente do Conselho Regional de enfermagem; Elba Mochel, representando a Associação Brasileira de Enfermagem; Ana Léa Coelho, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão; Nair Portela, reitora da UFMA; Keila Passos, representando a Universidade Ceuma e Luana Castro, representando o Instituto Florence de Ensino.

A solenidade deu início com a presença do deputado Bira do Pindaré (PSB), que presidiu a mesa e logo passou os trabalhos para a autora do requerimento que originou a sessão, Valéria Macedo. A deputada iniciou os trabalhos ressaltando a importância dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para a saúde pública do Maranhão.

“Esses profissionais protegem o que é de mais importante para o ser humano, que é a vida. São merecedores de toda e qualquer homenagem e principalmente, o reconhecimento. A assistência médica só é possível com o trabalho dos profissionais da enfermagem”, disse.  

Valéria Macedo também destacou que 46.278 profissionais da saúde atuam no Maranhão e que prestam serviços nas unidades de saúde. “ São mais de quarenta mil profissionais que se doam todos os dias. São pessoas empenhadas, que cuidam da saúde daqueles que mais precisa e fazem isso de todo coração e que por isso merecem ser mais valorizados”, afirmou.

A deputada que é graduada em enfermagem, disse que desde o primeiro mandando vem trabalhando para que os enfermeiros do Maranhão alcancem melhores condições de trabalho e salário digno. “ Sei que o governo tem se empenhado para conseguir melhorias para nossa classe, tenho fé que irei comemorar junto com a categoria, muitas conquistas importantes, merecemos isso”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Valéria disse que continuará lutando pela aprovação da PL que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Tenho um projeto de lei desde 2011 nesta casa, estamos lutando para aprovar e é uma luta nossa e não vamos desistir até conseguirmos êxito”, informou.

O secretário chefe da casa-civil, Marcelo Tavares, encerrou os pronunciamentos afirmando que o governo do estado cumprirá com os pedidos da categoria, mas que é preciso dar um passo de cada vez.

Ao final, a deputada agradeceu a presença de todos, especialmente ao coral de alunos e profissionais de enfermagem que se apresentaram na sessão solene. Agradeceu também ao Instituto Florence que fizeram uma ação social no hall do plenário durante toda a manhã, com aferição de pressão arterial, orientação sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares, medição de glicose e cálculo do IMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário