27 maio, 2016

Valéria participa de cerimônia de formatura da turma de resgate e transporte aeromédico do CTA

Valéria participa de cerimônia de formatura da turma de resgate e transporte aeromédico do CTA

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) participou na noite da última terça-feira (24), da cerimônia de formatura da 2° turma de resgate e transporte. O curso para profissionais de Saúde que atuam no atendimento aeromédico foi uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e de Segurança Pública por meio do Centro Tático Aéreo (CTA).

Atualmente, a equipe é composta por 19 profissionais de saúde, dentre os quais são 12 médicos e sete enfermeiros. Foram formados mais 28 profissionais para o exercício das atividades aeromédicas, o que representa um incremento de 157%. As equipes atuam em São Luís e nos municípios do interior do estado atendendo a demandas de alto risco.

O curso é um diferencial para requalificação profissional e também por abordar o que é a inclusão da fisiologia de voo, além de como os profissionais devem se comportar no atendimento dentro da aeronave.

Valéria Macedo parabenizou os enfermeiros e médicos que participaram do curso e disse que é um ganho muito grande para o Estado e que o curso vai ser refletido no serviço prestado. Na ocasião, a deputada fez um pedido ao secretário Carlos Lula e ao Jeferson Portela que montem uma estrutura do CTA em Imperatriz e em Presidente Dutra.

“ O Serviço Público Aéreo do Maranhão é uma referência nacional pela qualificação pessoal da tripulação, a assistência mecânica e a qualidade das aeronaves.Com a implantação do CTA nos municípios estratégicos, teremos mais condições para salvar vidas e teremos uma cobertura de 181 municípios Do Maranhão ”, ressaltou Valéria.

FROTA AÉREA

O serviço do CTA é integrado, servindo as áreas de Saúde, Segurança Pública e ao executivo estadual. Atualmente, o estado possui três helicópteros e dois aviões de pequeno porte. Segundo o diretor do CTA, coronel Ismael Fonseca, em 2014 foram gastos, ao todo, 840 horas de voo. O atual governo otimizou recursos públicos e reduziu a frota em 50% a partir de 2015, mas manteve a prestação de serviços eficientes à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário