22 maio, 2016

Defensoria Pública é homenageada em Sessão Solene proposta por Valéria Macedo

Defensoria Pública é homenageada em Sessão Solene proposta por Valéria Macedo

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, em homenagem aos 15 anos da Defensoria do Maranhão e em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio. A solenidade, que foi solicitada pela deputada estadual Valéria Macedo e conduzida pelo deputado César Pires, reuniu parlamentares, representantes do Sistema Judiciário, Executivo estadual e municipal, além de defensores públicos, servidores da instituição e representantes da sociedade civil.

Após a abertura dos trabalhos, a sessão prosseguiu com exibição de um vídeo institucional sobre a atuação da Defensoria Pública, seguida de momento cultural com apresentação do coral de idosos “Vozes da Sabedoria”, do Sesc/MA. Na ocasião, também houve o lançamento do selo personalizado alusivo aos 15 anos da DPE/MA, instituído pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), oportunidade em que algumas personalidades foram presenteadas com a peça filatélica.

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, em seu pronunciamento, exaltou a dedicação de defensores públicos e servidores na luta diária pelo crescimento institucional. “Quem abraçou a carreira defensorial, a despeito de toda a dificuldade do período de implantação no Maranhão, aceitou a missão de fazer história. E fizemos história. Todos, desde a Administração Superior, defensores, servidores, estagiários e terceirizados se esforçaram para prestar um atendimento de excelência e garantir os direitos de nossos assistidos, colaborando para a consolidação de uma imagem positiva da instituição perante a sociedade”, ressaltou, destacando a atuação dos ex-defensores gerais que muito lutaram pela autonomia administrativa, isonomia entre os entes do sistema judiciário e benefícios remuneratórios.

A deputada Valéria Macedo, que também recebeu homenagem representando o Poder Legislativo pela contribuição ao fortalecimento da Defensoria Pública no estado, reconheceu a importância da DPE/MA. “Agradeço de forma especial aos defensores e defensoras que integram o quadro permanente da Defensoria Pública, bem como todos seus servidores. Admiro muito a carreira jurídica, inclusive a de defensor público, pela consciência que eles têm dos problemas sociais que assolam a sociedade em geral. Tenho acompanhado com admiração o crescimento da Defensoria Pública e os vários projetos executados pela instituição. Parabéns a todos pelo excelente trabalho que realizam pelo povo do nosso estado”, ressaltou.

Durante a solenidade, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Murilo Carvalho Pereira Guazelli entregou placas de homenagem à atual defensora pública geral da DPE/MA, Mariana Albano de Almeida, aos ex-defensores gerais e, também, aos ex-presidentes da associação da categoria. “Parabenizo todos os defensores públicos do estado do Maranhão não só por esse dia nacional, mas principalmente pelos 15 anos de Defensoria Pública do Estado do Maranhão, 15 anos de associação dos defensores públicos e saúdo também os servidores da DPE, pessoas que muito contribuíram para o crescimento institucional”, disse.

O deputado estadual Roberto Costa também prestigiou o evento e parabenizou a instituição pela data.

SELO E CARIMBO

Na ocasião, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram, o Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo em homenagem aos 15 anos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.O Selo Personalizado circulará no Brasil e no Exterior, propagando, por meio de sua Imagem e Legenda, o tema que originou sua criação.

Selo Personalizado, cuja arte é assinada pelo servidor da DPE/MA Paulo José Melo Gomes Correa, traz a inscrição “15 anos – Defensoria Pública do Estado do Maranhão: em defesa do cidadão”. Ele é uma adaptação da logomarca da Defensoria Pública estadual, que traz duas mãos circundando pessoas, remetendo à ideia de proteção e acolhimento. Para compor a peça, ao fundo foi utilizada a cor da instituição, o verde, numa nuance degradê, garantindo leveza e sobriedade ao selo comemorativo, cujo lançamento marca importante fase de fortalecimento da imagem da Defensoria Pública no Maranhão.

O Carimbo Comemorativo alusivo aos 15 anos da Defensoria Pública tem formato retangular e segue o layout do selo. Abaixo, a inscrição “Correios, São Luís, MA, 19 de maio a 18 de junho de 2016”, período em que o carimbo será utilizado em todas as postagens de cartas e encomendas da Agência Central dos Correios de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário