17 maio, 2016

Governador autoriza concurso para a Polícia Militar ainda este ano

A meta do governo é dobrar o efetivo da PM ao longo de quatro anos de gestão.

 
O governador Flávio Dino anunciou, durante a solenidade de posse dos Conselheiros Comunitários pela Paz, realizada na tarde desta segunda-feira (16), que vai autorizar concurso para a Polícia Militar.

“Estamos autorizando para ainda este ano o concurso da polícia militar do Maranhão", disse o governador em discurso. Os detalhes sobre número de vagas, período de inscrições e data de realização do concurso serão divulgados quando do lançamento do certame.

Ao longo do ano de 2015, o governo convocou mais de 1200 policiais militares aprovados no concurso realizado em 2014. A meta do governo é dobrar o efetivo da PM ao longo de quatro anos de gestão.

Os Conselhos Comunitários pela Paz
 
 
Através dos Conselhos Comunitários pela Paz, a população vai participar mais ativamente das decisões da Segurança dentro de suas comunidades sugerindo, somando na elaboração de ações e contribuindo para solucionar problemas. A proposta é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do programa ‘Pacto pela Paz’. Ao todo, são 29 grupos distribuídos em diversos bairros e compostos por lideranças comunitárias escolhidas pelos próprios moradores.

O Pacto pela Paz vai impulsionar iniciativas estatais e sociais que contribuam para difusão de práticas para a redução da violência e a afirmação de uma cultura de respeito à lei e aos direitos humanos. O projeto do Pacto foi enviado à Assembleia Legislativa – e aprovado pelos deputados estaduais – no final do ano passado. É inspirado no Pacto pela Vida, da Bahia, ou o Pacto por um Ceará Pacífico, naquele estado. No Maranhão, a atuação do Pacto será iniciada pela Região Metropolitana de São Luís, e, progressivamente, será estendida para outras áreas do estado, como a região central.

Entre os bairros com os grupos estruturados está a Cidade Operária, Maiobão, Cidade Olímpica, Anjo da Guarda, Coroadinho, Vila Embratel, Sá Viana, Liberdade, Vila Palmeira, na Zona Rural, entre outros. As reuniões serão quinzenais, sendo um grupo por vez e têm como ponto de encontro as próprias comunidades ou nas instituições públicas. Os debates entre as comunidades e a gestão pública são delimitados nas demandas de cada comunidade.

A solenidade ocorreu no Palácio Henrique de La Roque na tarde desta segunda-feira (16) e contou a presença do governador Flávio Dino; do secretário da Segurança Pública, Jefferson Portela; do secretário Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; coordenação dos Conselhos; e os conselheiros eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário