21 março, 2016

URE de Barra do Corda promove 2ª Formação de Gestores Escolares 2016

Aconteceu na Unidade Regional de Educação de Barra do Corda -URE, na quinta, 17/03, no auditório do 5º Batalhão da Polícia Militar, a 2ª Formação de Gestores Escolares 2016, com o objetivo de promover o fortalecimento da gestão democrática das escolas da rede pública estadual. 



Iniciou com a abertura realizada pela Gestora de Educação professora Eva Nunes,que enfatizou a gestão democrática como um processo continuo de aprendizagem, dentre outros assuntos relacionados ao cotidiano escolar. Contou também, com a participação do Diretor de Educação professor Claudio Braga e da equipe de Formadores da URE, os quais abordaram temáticas como Colegiado escolar, Grêmio estudantil, Olimpíadas e outros. Destacou-se também, o resultado do Avalia Maranhão, por escola, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, constituído de testes com questões que avaliam capacidades de leitura e raciocínio lógico-matemático balanceadas nos descritores da matriz de referência do SAEB, o qual foi aplicado em todas as escolas estaduais em outubro de 2015. Os indicadores de proficiência dessa avaliação, agregados ao rendimento escolar e indicadores de eficiência da gestão, possibilitará gerar o Índice Estadual de Desenvolvimento Educacional (IEDE) e, a partir deste estabelecer metas a serem alcançadas. 


A gestora Eva Nunes pontuou. “Administrar escolas não é uma tarefa fácil, porém a gestão escolar é um dos elementos determinantes no desempenho de uma escola. Assim, as formações configuram um momento importantíssimo para a educação do Maranhão, pois a liderança pedagógica é fator fundamental para alavancarmos os nossos indicadores, o que é objetivo do nosso governador Flavio Dino, do nosso secretário Felipe Camarão e de todos nós educadores”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário