29 março, 2016

Governo promove seminário sobre a Força Estadual de Saúde para os gestores dos 30 municípios de menor IDH


 Secretário Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), o secretário Marcos Pacheco (Saúde) e a secretária-adjunta de Promoção de IDH da Sedihpop, Aracéa Carvalho durante o seminário. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Secretário Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), o secretário Marcos Pacheco (Saúde) e a secretária-adjunta de Promoção de IDH da Sedihpop, Aracéa Carvalho durante o seminário. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (SES) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou o seminário ‘Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)’, no auditório do Palácio dos Leões.

No encontro, foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde dos 30 municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’, os objetivos e metas de trabalho da Fesma. Na oportunidade, foram repassadas as informações de como o programa funcionará em todas as cidades, e, ainda, a assinatura do termo de cooperação entre o Estado e os municípios que integram o plano.

O secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, que no evento representou o governador Flávio Dino, destacou a importância do compromisso do governo no investimento em planos que beneficiam os que mais precisam, a exemplo do ‘Mais IDH’.

“Estamos desde o primeiro dia de trabalho deste governo em uma luta cotidiana de muita responsabilidade, sempre buscando priorizar o que é imediato, emergencial, para proporcionar a todos os filhos e filhas do Maranhão condições dignas de vida. O plano ‘Mais IDH’ é uma síntese desse esforço”, ressaltou Márcio Jerry.

Aracea Carvalho, secretária-adjunta de Promoção do IDH da Sedihpop, explicou no evento a alegria de ver o governo efetivamente melhorando a vida das pessoas, na concretização de mais um programa que integra o Plano ‘Mais IDH’. “A Fesma tem um significado diferenciado, por caminhar em cada cidade de mãos dadas com os profissionais dos municípios, indo para somar e trabalhar juntos na melhoria dos indicadores ligados à saúde”, contou Aracea Carvalho.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, fez a apresentação dos planos e metas do programa da Fesma aos presentes, ressaltando a missão de cada um dos 120 profissionais que começarão a trabalhar a partir do dia 4 de abril nos municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’.

Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, fez a apresentação dos planos e metas do programa da Fesma. Foto: Gilson Teixeira/Secap
“A grande missão destes profissionais é investigar os casos e resgatar pacientes de riscos que, quando não cuidados, aumentam as estatísticas de mortalidade infantil, materna, por complicação de hipertensão e diabetes, e prevenir e tratar a hanseníase. Agora em abril, eles irão a campo com metas a cumprir em um dos programas de saúde mais sérios desse governo para mudar os indicadores do Estado por meio da medicina preventiva”, explicou Marcos Pacheco.

O prefeito do município de Lagoa Grande do Maranhão, Jorge Melo, agradeceu o apoio que o governo dará ao município por meio da Fesma, que complementará os serviços voltados para a prevenção e Atenção Básica. “O programa da Fesma ajudará significativamente a melhorar os indicadores de saúde do nosso município. Estamos ansiosos para poder contar com essas equipes do governo, para trabalharem juntas com nossos profissionais locais”, ressaltou Jorge Melo.

Sobre a Fesma

Criada por meio do Decreto n° 30.616 de 02 de janeiro de 2015, a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) iniciou seus trabalhos no dia 8 de junho do ano passado, por meio da Equipe de Referência Tático Sanitária (ERTS), projeto piloto do programa.

Na fase piloto, seis municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’ receberam as equipes – Aldeias Altas, Afonso Cunha, São João do Sóter, Belágua, Jenipapo dos Vieiras e Pedro do Rosário, compostas por seis grupos de trabalho, com médicos e enfermeiros, desenvolvendo as atividades na prestação de atendimento individual e coletivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em domicílios, aos usuários do SUS, com foco nas prioridades do governo na gestão da saúde. Até o final de 2015 foram contabilizados cerca de 45 mil atendimentos.

Após o resultado do processo seletivo público lançado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), 120 profissionais poderão, agora, abranger todos os 30 municípios de menor IDH. Além de médicos, as equipes possuem suporte multiprofissional, formada por assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário