30 março, 2016

Saúde: Falando das emoções

Você já parou para pensar no quanto demonstramos nossos sentimentos? Sorrimos quando estamos felizes, choramos por tristeza, medo, dificuldade para dormir se houver preocupação... Já percebeu que o sono é REPARADOR (Repara a DOR)? Quando temos, repetidas vezes, insônia ou sonolência excessiva, nosso corpo pode estar sinalizando que algo não está bem. Sabe aquelas dores de cabeça que insiste em ficar quando estamos preocupadas ou com problemas, comer demais ou não ter fome, uma tristeza que não passa, perda de interesse pela vida, entre outros? 

São tantos sentimentos que alguns, por não darmos a importância devida, acabam nos adoecendo física e emocionalmente também. É um pedido de socorro. De tanto sentir e não resolver: adoece. Você se percebe hipertenso, diabético, estressado, obeso, com enxaqueca, gastrite, insônia, doenças auto imune, etc. 

A psicoterapia é uma forma de cuidado que visa conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, de sua forma de se comportar, pensar e sentir e das consequências destes sobre sua vida. Na psicoterapia, você tem a oportunidade de ampliar suas possibilidades ao compreender e entender melhor suas características, potencialidades e limites, visando o equilíbrio emocional e fazendo escolhas mais conscientes. A psicoterapia pode ajudar você a resolver seus conflitos e dar um novo sentido a sua vida. Experimente. 

* Dra. Surama Maria F. da Silva Moraes – Psicóloga - CRP 22/00354 - É psicóloga graduada pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2003). Complementou sua formação com Especialização em Saúde Mental pela Estácio de Sá. Supervisora Clínica Institucional e Multiplicadora em Saúde Mental, vários cursos sobre Álcool e outras drogas (USP,UFSC, etc). Sua experiência de mais de 12 anos contempla uma ampla contribuição em atendimento clínico, coordenação e supervisão de grupos de trabalho e formação, docência em cursos de extensão de educação continuada. Realiza atendimento para público em geral (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Ênfase para os transtornos mentais. 

Intervenção nas seguintes áreas:

* Transtornos Mentais (Ansiedade (Síndrome do Pânico/ Fobias), Traumas, Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, depressão, transtorno Bipolar, Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH); 

* Avaliação para cirurgia Bariátrica e acompanhamento pós-cirúrgico; 

* Conflitos Familiares e de relacionamento;
* Comportamentos Aditivos/drogadicção;
* Agressividade / Violência Doméstica/ Bullying;
* Alterações do sono (Dificuldades em Dormir/Adormecer e sono pertubado); 

* Enurese (xixis na cama)/ Encoprese;
* Comportamento de Oposição / Falta de Limites;
* Timidez e dificuldades de relacionamento interpessoal;
* Outras situações que causem sofrimento psicológico... 

Obs: Dra. Surama Maria F. da Silva Moraes está atendendo na Clínica Dra. Débora, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, 1841, bairro Altamira (próximo ao Hospital Acrisio Figueira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário