16 maio, 2017

É de Barra do Corda! Destaque do Porto B, brasileiro de 19 anos segue caminho aberto por nomes consagrados

Wenderson Galeno Porto
Barra-cordense Galeno brilha no Porto
Por: Pedro Venancio

Com observadores atentos, o Porto segue apostando em brasileiros desconhecidos, algo que faz desde o fim da década de 90. A bola da vez agora é o atacante Galeno, de apenas 19 anos, que se destacou na equipe B dos Dragões com 11 gols na temporada e foi recompensado com um contrato até 2022. A multa é de 40 milhões de euros para quem quiser tirá-lo de lá.

Galeno, que é nascido em Barra do Corda, interior do Maranhão, se destacou em 2016 ao marcar cinco gols pelo Trindade no Campeonato Goiano. De lá, foi direto para o Porto B, onde marcou 11 gols na temporada. 


A história de Galeno é parecida com a de muitos outros que deixaram o Brasil e seguiram para Portugal quase desconhecidos, mas fizeram fama por lá. Deco, Pepe e Derlei, no caso do Porto, são os nomes mais sucedidos, mas outros, como o atacante Arthur, que fez sucesso por lá no fim dos anos 90, também podem ser citados. O caso mais recente é o do atacante paraibano Soares, contratado junto ao Vitória de Guimarães.

Todos, no entanto, passaram por equipes pequenas de Portugal para depois rumarem aos Dragões, que há algum tempo vão também direto na fonte.

Atualmente, no Porto B, há também outro brasileiro: o lateral-esquerdo Inácio, ex-São Paulo, que foi ao clube como parte do pagamento tricolor pela compra do zagueiro Maicon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário