16 maio, 2017

Governador Flávio Dino autorizou a realização de concursos para mais nove órgãos estaduais em 2017

 
Em meio à crise financeira que atinge o Brasil, muitos maranhenses têm visto nos concursos públicos uma alternativa importante. São milhares de oportunidades abertas pelo Governo do Maranhão desde 2015.

A professora Ana Cristina Epaminondas Costa, do município de João Lisboa, é uma das aprovadas. Ela diz que, além de promover o concurso público, o governo teve a preocupação de abrir vagas na área em que ela trabalha, de Atendimento Educacional Especializado para crianças especiais.
 
“A escola onde atuo passou a dar oportunidades de educação para esses alunos. O fato de o governo ter esse olhar foi importante tanto para a escola, que passou a abrir as portas e dar suporte a esses estudantes, quanto para os profissionais especializados, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de prestar um concurso”, diz Ana Cristina.
 
A professora foi aprovada em uma das 1.574 vagas abertas por concurso público na área da educação em 2016. Com salários de quase R$ 5 mil, o concurso realizado ano passado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ganhou destaque nacional por acontecer no auge da crise financeira dos demais estados da federação. O concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino, além de valorizar a categoria, injetou R$ 119.126,936 na economia maranhense em 2016, segundo dados da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan).
 
Até o final de 2017, serão 7.124 novos servidores admitidos por meio de concurso público em diversas áreas, incluindo as secretarias e órgãos com déficit histórico, caso da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A ausência de contratações de novos policiais nos últimos anos contribuiu para o aumento da violência registrada no estado até 2014, deixando o Maranhão com a menor relação entre policiais e habitantes, no comparativo com os demais estados.
 
Novo rumo
 
Para corrigir essa distorção, o governador Flávio Dino determinou, já a partir de 2015, a convocação de 2.648 policiais militares aprovados em concurso público e de 288 para compor o quadro do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
 
O reforço também foi garantido no quadro de Servidores do Sistema Penitenciário do Estado, com a realização de Concurso Público em 2016 para o preenchimento de 238 vagas na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
 
A contratação de novos servidores ajudou a garantir o fim de rebeliões, com abertura de programas de ressocialização de apenados, como diz o titular da Seap, Murilo de Oliveira Andrade: “O Governo do Estado tem demonstrado, a cada dia, que sempre foi possível mudar a realidade do Sistema Penitenciário do Maranhão, bastava investir com compromisso e seriedade”.
 
O secretário afirma que o concurso não só otimizou os procedimentos internos no ambiente carcerário, como resultou numa diminuição expressiva de 75% no número de encarcerados por servidor. Em 2014, o total era de 12 detentos por agente. Já 2016 fechou com uma média de apenas três presos para cada agente, acima da proporção mínima de um agente penitenciário para cada cinco presos, determinada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
 
O ex-policial civil Marco Rafael Silva Ferreira, um dos novos agentes penitenciários, explica que o concurso público foi a porta de volta para casa. Maranhense, ele atuava havia quatro anos como policial na cidade de Fortaleza, no Ceará. “Quando soube do Concurso Público no Maranhão, vi que era a oportunidade de voltar para cá. Deu certo e valeu muito a pena”, explica Marco Rafael, que atua na Seap desde o início do ano.
 
Além de concurso público, a Seap também investe na realização permanente de seletivos para contratação temporária de agentes e outros profissionais que atuam no sistema carcerário maranhense.
 
Aprovada em concurso público realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em 2016, logo após concluir a formação universitária, a analista ambiental Cleire Monteiro de Almeida já faz planos para ascender na carreira: “Estou cursando um MBA executivo em gestão e este é um primeiro passo de uma jornada maior. Pretendo fazer mestrado e doutorado na área para colaborar ainda mais com a minha missão institucional no órgão”.
 
Já a bióloga Luiza de Andrade Santos, recém-nomeada para atuar na área de fiscalização da Sema, acredita que o concurso foi uma ótima oportunidade para realizar um sonho: “Eu sempre quis atuar no setor público. Temos muitos servidores que já estão em processo de aposentadoria. Aproveito para aprender com eles, já que tenho toda uma carreira pela frente”.
 
Mais Concursos em 2017
 
O governador Flávio Dino autorizou a realização de concursos para mais nove órgãos estaduais em 2017. São mais de 1.850 vagas distribuídas da seguinte forma: SSP – 100 vagas; SSP (PMMA) – 1.300 vagas; SSP (Detran) – 170 vagas; Funac – 150 vagas; Procon/MA – 10 Vagas; Segep – 42 vagas; Imesc – 10 vagas; Aged – 100 vagas; Seplan– 20 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário