10 maio, 2017

Benefícios da formalização são apresentados durante a Semana do MEI em Grajaú

Loiane Andrade, empreendedora em Jenipapo


Loiane Andrade, 24 anos, Microempreendedora Individual e dona de uma casa de massas em Jenipapo dos Vieiras, é exemplo de quem já experimentou dos benefícios da formalização. Beneficiada recentemente com o auxílio maternidade, Loiane relata que ao procurar o Sebrae para obter informações sobre como fazer sua declaração de rendimento anual, viu quão importante é ser formalizada e como foi simples receber o beneficio, uma vez que faz sua contribuição como MEI. 

“Eu sou formalizada desde 2015. Engravidei e logo depois da gestação fui beneficiada com o auxílio maternidade. Pra mim foi uma grande surpresa a facilidade e simplicidade de como aconteceu o processo. Procurei o INSS com meus dados atualizados, com o pagamento do carnê em dia e o processo aconteceu tranquilamente”, frisou Loiane. 

A microempreendedora é uma das participantes da Semana do MEI na regional de Grajaú e esteve presente, ontem, no primeiro dia de programação, que contou com uma palestra promovida pelo INSS, parceiro do Sebrae na ação. 

Na ocasião, o gerente do INSS em Grajaú, Mahmud Júnior, realizou uma palestra explicando o que é um empresário classificado como MEI e posteriormente aprofundou o tema, apresentando os benefícios e obrigações do empreendedor que escolhe contribuir e se regularizar. Auxilio maternidade, auxílio doença e aposentadoria por morte, foram alguns pontos abordados, explicando quem e quando cada beneficiário tem direito aos mesmos. 

“Em alguns casos, como acidente, o Microempreendedor Individual já tem direito ao benefício a partir de um mês de contribuição, mas a regra geral é que a partir de um ano ele já usufrua dos seus direitos previdenciários. Outro auxilio garantido e simples de obter é o auxilio maternidade” ressaltou Mahmud. 

Nesta mega ação que está focada, principalmente, em capacitação, o Sebrae em Grajaú vai realizar atividades em cinco dos nove municípios atendidos pela regional. Amarante, Arame, Formosa da Serra Negra, Sítio Novo e Grajaú, com uma estimativa de público de aproximadamente 500 participantes durante a semana. 

A coordenadora de atendimento do Sebrae no Maranhão, Magnólia Ewerton, está participando das atividades em diversas regionais e durante a sua passagem pela unidade de Grajaú destacou o objetivo do Sebrae ao realizar uma semana especial para os Microempreendedores Individuais.

“O objetivo do Sebrae com esse trabalho é potencializar a capacidade de gestão do Microempreendedor Individual , que tem a oportunidade de receber todas essas capacitações gratuitamente, bem como, aquele informal, que já tem um negócio, a tomar a melhor decisão quanto a sua formalização, além de esclarecer dúvidas e trazer novos conhecimentos aos que desejam ingressar no mundo dos negócios”, ressaltou Magnólia. 


A SEMANA 
 

Desde a segunda-feira (8), o Sebrae iniciou em todo o Brasil a 9ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) e 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, com uma programação que segue até o próximo dia 13. 

Na regional de Grajaú, a programação segue até sexta-feira (12), onde o Sebrae promoverá uma série de palestras e oficias para esclarecer dúvidas e incentivar o empresário informal a se regularizar. 

A programação durante toda a semana conta com as oficinas SEI: Sei empreender, Sei planejar, Sei Comprar, Sei Vender, Sei Unir Forças. Além de palestras sobre linhas de créditos disponíveis para o MEI e como obter o acesso ao alvará de funcionamento.


Ângela Barros
Assessora do Sebrae/Grajaú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário