01 setembro, 2015

Falando de saúde com a Dra. Débora Costa - Malefícios dos refrigerantes


­
Obesidade: o consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso,  mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema.

Recentes estudos demonstram uma associação entre os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.

Diabetes: um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar ( como sucos ou refrigerantes ), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

Infarte: pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.

Triglicerídeos: mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular.

Cálculos renais: a maior parte dos refrigerantes  contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais.

Insônia: podem provocar transtornos do sono,  devido aos altos índices de açúcar que contêm.

Gastrite: a enorme concentração de açúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite.

Em resumo: os refrigerantes não aportam nutrientes nem outros elementos positivos para o desenvolvimento do nosso organismo, só contêm calorias vazias e malefícios geradores de problemas.


"A prevenção ainda é a melhor opção"
 
Dra. Débora Costa é especialista em doenças do aparelho digestivo e endoscopia digestiva alta.

Av Pedro Neiva de Santana 1841, bairro  Altamira
Fones: (99) 98102-9001 e 9913-58500

Nenhum comentário:

Postar um comentário