06 setembro, 2015

5° BPM de Barra do Corda realiza mais edição da operação Duas Rodas

A Polícia Militar do 5° BPM de Barra do Corda realizou nesta sexta-feira (4)  mais uma edição da Operação Duas Rodas, sob o comando do Major Ribeiro. Esta operação representa uma atividade de fiscalização específica para os veículos de duas rodas, incluindo motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Sete veículos foram conduzidos a CIRETRAN e um menor foi conduzido até a DP por prática de ato infracional, onde foi registrado um boletim de ocorrência por dirigir sem permissão ou habilitação. Desde o início da operação, cinco menores foram apresentados na delegacia de polícia. 

                  

Os policias também realizaram abordagens a pedestres, motoristas e ciclistas, buscando inibir a prática de crimes de furto, roubo e tráfico de drogas na cidade, e oferecer mais segurança à população, sempre contando com reforço de militares que participam da jornada operacional.

Segundo o Major Ribeiro, dois aspectos foram considerados na operação: a segurança dos usuários de veículos duas rodas e a criminalidade. O uso cada vez maior destes tipos de veículos tem sido associado a um grande número de acidentes e vítimas. Muitos dos usuários não são habilitados; outra parcela é composta por menores de idade. Estas características estão muito ligadas aos acidentes, pois um condutor sem habilitação não é conhecedor das regras de circulação no trânsito, culminando envolvimento em ocorrências que muitas vezes levam a morte.  Os menores de idade não podem conduzir veículos de duas rodas, por não poderem obter a habilitação para tal, mas principalmente por não terem maturidade, que é uma questão de suma importância para a segurança viária.

 Outro aspecto fundamental da operação é o combate à criminalidade, haja vista o largo emprego de motos, motonetas e ciclomotores para a prática de crimes. Estes veículos dão grande mobilidade para que assaltantes fujam do local do crime, se esquivando de congestionamentos e usando vias estreitas como estratégia para se livrar da polícia, ressaltou o subcomandante do 5° BPM Major Ribeiro.

A operação Duas Rodas, que será executada até o fim de dezembro, representa uma importante iniciativa para conter o número de acidentes envolvendo o tipo de veículo alvo da ação de fiscalização. 

 Redação: Sd. PM Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário