22 setembro, 2015

Governo presta homenagem a jovens participantes das Olimpíadas do Conhecimento


Governador Flávio Dino e secretária Áurea Prazeres em homenagem a 84 estudantes medalhistas da rede estadual de ensino. Fotos: Antônio Martins/Secom
Governador Flávio Dino e secretária Áurea Prazeres em homenagem a 84 estudantes medalhistas da rede estadual de ensino. Fotos: Antônio Martins/Secom
O governador Flávio Dino recebeu nesta segunda-feira (21), no auditório do Palácio dos Leões, estudantes, professores e gestores escolares do Sistema Estadual de Ensino, destaques nas olimpíadas do conhecimento de Matemática, Astronomia e Foguetes. Ao todo, participaram do encontro 84 estudantes medalhistas, 30 professores e gestores de 16 escolas estaduais.

“Esta homenagem é importante e carregada de simbolismo. Vocês são vencedores, todos vocês: estudantes, gestores, pais e professores e, nesse momento, são vocês que estão presenteando o Maranhão”, enfatizou o governador Flávio Dino.

A secretária da Educação, Áurea Prazeres, frisou que acredita em uma educação viva, em movimento, capaz de mobilizar jovens não só por medalhas, mas pelo aprendizado. “Essa é uma vitória grande para todos nós. Vamos mobilizar a educação, a maior causa do nosso estado”, frisou.

Homenagem Alunos das Olimpíadas (2)Para o estudante de Bom Jardim, Thiago Pinheiro, medalhista na Olimpíada de Matemática 2014, esse momento é de mudança e incentivo, que antes não existia. “Essa homenagem mostra que o governo quer estimular os estudantes. É, com certeza, um divisor de águas”, disse.

Sobre este estímulo, a estudante homenageada Juliana Arraes falou que “é um iniciativa importante, porque com isso o aluno se sente mais motivado. A olimpíada abre um leque de possibilidades no que diz respeito à pesquisa, e possibilidades de mestrados e doutorados também”, lembrou.

O professor de inglês, Jeus Souza da Silva, de Dom Pedro, pontuou que esta foi a primeira vez que a escola recebeu apoio com recurso e incentivos do governo aos estudantes. “Com isso, com certeza, ano que vem teremos mais estudantes interessados”, acrescentou.

Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobiliza as Unidades Regionais de Ensino (UREs), para aumentar a participação das escolas da rede, nas olimpíadas, objetivando que os estudantes sejam protagonistas do seu aprendizado, do seu crescimento e de suas vitórias. A ação faz parte do eixo tecnologias do Programa ‘Escola Digna’, que denomina a Macropolítica de Educação do atual governo.

Participaram do encontro a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Williandickson Azevedo; a coordenadora das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, Valdiane Araújo; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro e o estudante medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014), Thiago Pinheiro.

Homenagem Alunos das Olimpíadas (4)Recorde
 
O Maranhão bateu recorde de participação em Olimpíadas Educacionais neste ano de 2015. Há participação maranhense na etapa final da Mostra Brasileira de Foguetes, com 4 equipes e um total 12 estudantes, superando a rede particular que tem apenas uma equipe na final. Pela primeira vez, o Maranhão classificou 20 estudantes da rede estadual para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astronáutica (OBA) e elevou de 40%, em 2014, para 90%, em 2015, o percentual de escolas inscritas na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obpmep).

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Williandickson Azevedo, destacou que este ano o Maranhão dobrou a classificação com mais de 18 mil estudantes só na Olimpíada de Matemática e quatro das cinco equipes classificadas para as Olimpíadas de Foguete são do sistema de ensino estadual. “Seguimos a orientação do governador Flávio Dino, no sentido de motivar o crescimento dos estudantes e a produção do conhecimento nas escolas estaduais”, pontuou.

Na primeira quinzena deste mês 18.168 estudantes, de 763 escolas da rede estadual de ensino participarão da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. É a maior presença do estado na história da Olimpíada.

Homenagem Alunos das Olimpíadas (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário