01 setembro, 2015

OEA recebe denúncia sobre morte de ambientalista no Maranhão

O caso da morte do ambientalista maranhense Raimundo dos Santos Rodrigues chegou à  Organização dos Estados Americanos (OEA). Quem fez a denúncia foi a Organização Não Governamental de Direitos Humanos Justiça Global.

Raimundo foi morto a tiros no último dia 25 de agosto, em uma emboscada, no município de Bom Jardim, a 275 quilômetros da capital maranhense, São Luís.

Durante o ataque, a mulher dele, Maria da Conceição Lima, ficou gravemente ferida. Ela está internada em um hospital de Imperatriz.

Em nota, a organização diz que se preocupa com a segurança e a vida dos outros conselheiros da Reserva Biológica do Gurupi e com os moradores da Comunidade Brejinho das Onças, no interior da reserva, onde Raimundo vivia.

O ambientalista era conhecido por denunciar a ação de madeireiros ilegais na região do Vale do Pindaré.

Uma comissão da Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão esteve em Bom Jardim no fim de semana para apurar a morte do ambientalista.

Além de ouvir a comunidade, os representantes do governo do Estado se comprometeram a oferecer proteção aos moradores da Reserva Biológica do Gurupi.

Segundo informações do governo do Maranhão, o nome de Maria da Conceição foi incluído no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.

A Polícia Federal e a Polícia Civil investigam o caso para identificar os envolvidos e apurar a motivação do crime. (Do Portal EBC).

Sérgio Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário