02 setembro, 2015

Governo apoia 59ª Exposição Agropecuária do Maranhão


Desde o início da gestão do governador Flávio Dino, o Governo do Maranhão tem apoiado e participado de feiras agropecuárias por todo o estado, levando educação, serviços e as ações voltadas para o setor produtivo. Na 59ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), as secretarias e órgãos do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab) estão reunidas no Espaço de Todos Nós.

A abertura do evento, realizada pelo presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, José Assub Neto, contou com a participação do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, representando o governador Flávio Dino, e do secretário Municipal de Governo de São Luís, Lula Fylho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Márcio Honaiser disse que as exposições fortalecem o setor primário do Maranhão uma das prioridades do governador Flávio Dino. “Por isso, temos participado de todas elas, como em Imperatriz, Codó, Balsas, Grajaú, para mostrar o empenho do governo em fortalecer as potencialidades de cada região e impulsionar as cadeias produtivas, buscando mais produção e abastecimento, emprego, renda e dinamização da nossa economia”, afirmou.

O secretário disse que o Sepab, instituído em junho, tem coordenado ações integradas nesse sentido, voltadas para agricultura, pecuária e aquicultura, priorizando o abastecimento do estado, e a oferta de alimentos para os maranhenses.

O secretário destacou o trabalho da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) no combate à febre aftosa, alcançando, na primeira etapa de 2015, quase 99% de cobertura vacinal.

No estande, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) está divulgando o primeiro Plano Agrícola e Pecuário da história do Maranhão. Também está expondo uma unidade de produção agroecológica, com mudas, minhocário, horta, aviário e sistemas de irrigação por microaspersão e gotejamento.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão realizará, durante todo o evento, palestras sobre o ‘Mais Avicultura’, Agroindústria Familiar e Programa de Sanidade Equídea. Para as crianças, a Aged apresentará peças teatrais sobre febre aftosa.

“A expectativa da defesa é a de continuar colhendo os frutos da nossa certificação internacional de livre de febre aftosa com vacinação e do índice recorde de vacinação da primeira etapa da campanha contra a aftosa, além da edição deste ano trazer inúmeros conceituais com essência a reconexão com a natureza, a integração e participação das famílias, programar um novo formato, uma gama de oportunidades, com experiências únicas e agradáveis”, acentuou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Já a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio vai apresentar à população os programas Mais Empresas e Maranhão Mais Produtivo. A Secretaria de Pesca e Aquicultura montou um aquário no Espaço de Todos Nós e apresenta seus programas voltados para piscicultura, carcinocultura e ostreicultura.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, José Assub Neto, agradeceu o apoio do Governo do Estado na realização do evento e destacou a força do setor primário para alavancar o desenvolvimento do país. “Apesar do momento de crise econômica e incertezas a nível nacional, nossa agricultura e pecuária vem crescendo e contribuindo de forma significativa na geração de riquezas para o Brasil”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário