17 setembro, 2015

Juiz Sebastião Bonfim assume como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

 tre

O Tribunal Regional Eleitoral ganhou nesta terça-feira, 15 de setembro, novo membro efetivo: o juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim, empossado para o biênio 2015-2017. A saudação ao novo integrante da Corte coube ao desembargador eleitoral Daniel Leite que destacou as qualidades judicantes e pessoais do empossado.

“É realmente difícil encontrar as palavras adequadas para prestar, em curto espaço de tempo, a devida homenagem a Sebastião Bonfim, conhecido e reconhecido por todos pelo seu compromisso inabalável com o trabalho, postura firme na condução da atividade judicante, espírito público e solidário”, destacou Leite.

Após prestar juramento, assinar termo de posse, agradecer a Deus e à sua família pelo apoio, Sebastião Bonfim afirmou: “é com grande honra, compromisso e profunda gratidão que assumo tão importante cargo no Judiciário Eleitoral maranhense, convicto de que envidarei todos os esforços para exercer com excelência essas novas atribuições. Estar aqui neste momento representa, além do início de um novo desafio, uma considerável realização pessoal e profissional, que chancela a certeza de que estou no caminho certo nesta carreira de mais de 20 anos de magistratura. Chego com o intuito de servir à Justiça Eleitoral e ao aperfeiçoamento das instituições democráticas, visando valorizar e preservar, cada vez mais, o pilar da democracia participativa e de toda a sociedade, que é o voto”.

Em ato contínuo, o empossado parabenizou o desembargador Guerreiro Junior pelos avanços obtidos na implantação do sistema de biometria em 53 municípios maranhenses, que já alcança 300 mil eleitores, com a previsão de chegar a 700 mil até ao final de seu mandato em dezembro de 2015, a custo médio de R$ 2 reais por eleitor, menor preço praticado pela Justiça Eleitoral no Brasil.

Também registrou que TRE-MA possui uma função muito importante por estar inserido em uma Unidade Federativa que carece de políticas públicas voltadas ao interesse social e econômico. Por isso, prezará, juntamente com os demais integrantes da Corte, por uma Justiça Eleitoral sólida, célere e justa, com inexorável respeito à constituição e à sociedade maranhense. Aos jurisdicionados e operadores do direito, no âmbito eleitoral, disse que fará valer a confiança depositada em seu trabalho.

Com a posse de Sebastião Bonfim, a Corte do TRE-MA fica formada ainda pelos seguintes desembargadores eleitorais: Guerreiro Junior (presidente), Lourival Serejo (corregedor), Clodomir Reis (diretor da EJE), Alice Rocha, Daniel Leite e Eduardo Moreira. Como procurador regional eleitoral funciona Thiago Ferreira.

Prestigiaram a cerimônia de posse membros do Judiciário, Executivo, Legislativo, Ministério Público, familiares do empossado, servidores da Justiça Eleitoral e a imprensa.

Novo juiz auxiliar da presidência

No lugar de Sebastião Bonfim como juiz auxiliar da presidência do Regional, assume José Gonçalo de Sousa Filho, titular da 3ª Vara Criminal de São Luís.

Currículo

Sebastião Joaquim Lima Bonfim é natural de Tuntum, filho de Luiz Augusto Bonfim e Marlene Lima Bonfim. Casado com Maria Elieide Pontes Lima Bonfim, tem 2 filhos: Luiz Augusto Bonfim Neto II e Laís Lima Bonfim.

Aprovado para magistratura do Maranhão em 1991, é pós-graduado em Aspectos Econômicos e Jurídicos de Juros, Fundamentos Constitucionais do Processo, Direito Tributário, Direito Processual Civil e em Dinâmica do Poder Judiciário.

Antes de ser promovido para São Luís, onde é titular da 12ª Vara Cível de São Luís, funcionou como juiz nas cidades de Mirador, Lago da Pedra, Esperantinópolis, Presidente Dutra e Balsas.

Já recebeu as Medalhas “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” (TRE-MA); “Honra ao Mérito” (MPE-MA); “Alferes Anibal de Moraes Santos” (Corpo de Bombeiros do Maranhão); “Brigadeiro Falcão” (PMMA), “200 anos de História” (TJMA); e de 10 e 20 anos por tempo de serviço no Poder Judiciário maranhense.

É ainda cidadão de Paulo Ramos; Esperantinópolis; Poção de Pedras; São Raimundo do Doca Bezerra; São Roberto; Balsas; Presidente Dutra; Eugênio Barros; Loreto; São Domingos do Azeitão; Benedito Leite; Santa Filomena do Maranhão; e Barra do Corda.

Informações do TRE-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário