05 março, 2018

Unidades Regionais realizam Conferências Intermunicipais a partir desta terça-feira (6)

A partir desta terça-feira (6) serão realizadas as Conferências Intermunicipais em 18 Unidades Regionais de Educação (UREs), envolvendo 212 municípios. O evento faz parte das atividades em preparação para a Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018.

A Comae 2018 traz como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

As conferências são realizadas pelo Fórum Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as prefeituras, instituições públicas e sociais. O fórum terá como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias, e tem por finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenadas respectivamente pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

Na Unidade Regional de Imperatriz, mais de 500 delegados eleitos nas Conferências Municipais estão inscritos para participarem da Conferência Intermunicipal, que será realizada na terça-feira (6) e quarta-feira (7). O evento será realizado no auditório da Devry Facimp (Av. Prudente de Morais, s/n – Parque Sanharol), com participação direta dos 15 municípios jurisdicionados a esta Unidade Regional.

URE de São Luís

A Unidade Regional de São Luís foi a primeira a realizar a Conferência Intermunicipal, na quinta (1º) e sexta-feira (2). Durante dois dias foram discutidos eixos temáticos como: “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação”; “Planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais”; “Planos decenais, SNE e gestão democrática, participação popular e controle social”, dentre outros.

Cerca de 300 participantes dos cinco municípios que compõem a URE de São Luís participaram do evento. Sessenta e seis delegados foram eleitos para a etapa estadual, entre professores, estudantes, representantes da sociedade civil e movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário