25 março, 2018

Maranhão conquista menor índice de homicídios após segundo maior investimento em segurança pública do país

O último levantamento realizado pelo Portal G1 e divulgado na quinta-feira (22) apontou uma relação lógica entre investimentos públicos e vidas salvas. De acordo com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Maranhão é o estado brasileiro que apontou a menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) do país, 0.60 por 100 mil habitantes no mês de janeiro.

Saiba mais:
Para se ter ideia, a taxa média de pessoas assassinadas, seja vitimas de homicídios, latrocínios ou agressões seguidas de morte (CVLI), no país é de 28,5 a cada 100 mil habitantes segundo mesmo levantamento. O número, reforça um outro resultado positivo do estado.

Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela. (Foto: Handson Chagas)
Em pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada no início deste mês, entre 2015 e 2017, o Governo do Maranhão ampliou em 26% os investimentos na área, atrás apenas do Piauí. Em números absolutos, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos pelo Maranhão no combate à violência em 2017.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, foram os investimentos e o planejamento estratégico que fizeram a diferença, já que nem sempre foi assim.

“Além de todos os investimentos em novas viaturas, novos policiais, armamento e muitos outros, nós tivemos a criação da Superintendência de Homicídios, que por meio da Delegacia Móvel usa a plataforma ArcGIS, que ajuda a georreferenciar as ocorrências de forma online, coletando dados do crime no local, além de ouvir testemunhas. Isso fez com que nossa taxa de identificação de autoria fosse para 47%, ainda no local do crime”, afirmou.

Hoje o Maranhão tem a maior tropa de policiais da história, passando de 12 mil profissionais. Desde 2015, mais de 800 viaturas foram entregues.

Redução

A acentuação da queda dos índices de violência ocorreu, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública nos últimos anos. Para se ter ideia, em todo o estado, a diminuição do índice de CVLIs em todo o estado em 2017 foi de 12%. Na grande São Luís, no comparativo entre os anos de 2014 e 2017, a redução no número de homicídios chega a 40%.

Em fevereiro deste ano, a queda foi de 60% na comparação com o mesmo mês de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário