24 março, 2018

Como melhorar a qualidade do sono? - Dica de Saúde Biocentro

Uma boa noite de sono, sem dúvidas, é capaz de tornar o dia mais produtivo. Em contrapartida, a insônia acaba por resultar em desatenção nas tarefas diárias, mau humor, queda da produtividade, e baixo rendimento.

E, quais são os motivos pelos quais você tem dormido mal? Dentre as principais causas que acometem a população, encontramos:
  • Estresse: a tensão vivida durante o dia, seja no trabalho, família ou meio educacional, é capaz de interferir na qualidade do sono.
  • Medicamentos: determinados remédios, se tomados em horário incorreto, podem também atrapalhar suas noites. Um exemplo, são os antidepressivos, que não podem ser tomados antes de dormir (e sim, pela manhã).
  • Exposição excessiva a luz: também é um fator responsável por alterar o ciclo circadiano – isto é, o mecanismo que controla seus dias e noites, a partir da exposição a luz.
  • Substâncias estimulantes: envolve todos os compostos que deixem o organismo em um estado de alerta. O café é um excelente exemplo.
  • Doenças: a apneia obstrutiva do sono é um exemplo.
Mas, quais medidas podem ser eficazes para melhorar a qualidade do seu sono, bem como evitar a insônia? Conheça a seguir!
  1. Estabeleça uma rotina
Dormir e acordar sempre no mesmo horário, até nos finais de semana, é uma forma de manter a higiene do sono. Com isso, seu organismo se adaptará ao horário, e seus problemas reduzirão drasticamente.
Evitar despertadores também é uma excelente forma de assegurar que os seus ciclos do sono não serão interrompidos!
  1. Durma o número suficiente de horas por noite
O número ideal de horas a serem dormidas varia muito conforme a faixa etária, e também de indivíduo para indivíduo. Adultos devem dormir entre 6 e 7 horas por noite.
Valores abaixo destes, podem interferir no desempenho diário, assim como valores superiores a 8 horas por noite, podem causar mal estar.
  1. Invista em alimentos leves
Uma alimentação leve durante a noite pode te ajudar a dormir melhor. Evitar bebidas estimulantes, a exemplo de refrigerantes, energéticos e café, também é um cuidado a ser tomado.
  1. Pratique atividade física
A atividade física deve ser realizada, no máximo, 5 horas antes do horário previsto para dormir. Com isso, seu organismo entra em um estado de “recomposição”, e o sono estimula a liberação de hormônios e substâncias úteis para o crescimento – a exemplo do hormônio GH.
Além disso, o cansaço a que seu corpo foi submetido, induz o sono profundo.
  1. Mantenha sempre um ritual
Antes de se deitar, mantenha algum hábito, como o de ler ou de colocar seus filhos para dormir. Com isso, você estará “educando” o seu corpo para tal situação, e quando a atividade for realizada novamente, automaticamente seu corpo é preparado e induzido ao sono.
  1. Investigue doenças
Apesar de os motivos da insônia provavelmente estarem ligados a hábitos de vida e ao estresse cotidiano, ela também pode revelar uma série de doenças! Neste caso, busque um médico especialista para diagnóstico e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário