05 março, 2018

“Nosso estado é reconhecido nacionalmente como o 2º no país que mais investiu em segurança”, destaca Flávio Dino durante entrega de viaturas

O governador Flávio Dino entregou nesta segunda-feira (5), no Palácio dos Leões, mais uma remessa de veículos para auxiliar nas ações de policiamento no interior do estado, um importante reforço para o combate ao crime e fortalecimento das ações de segurança no Maranhão.

As 20 novas viaturas, que serão distribuídas em bases da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), são equipadas com tecnologia adequada para o trabalho de monitoramento e comunicação, fazendo com que o Governo chegue a marca de mais de 900 veículos entregues para o sistema de segurança pública.

“Hoje o jornal Folha de São Paulo mostra o grande investimento de Segurança Pública que nós estamos fazendo. Enquanto grande parte dos estados diminuiu os investimentos, nosso estado é reconhecido nacionalmente como segundo no país que mais investiu em segurança no período de 2015 a 2017”, destaca o governador Flávio Dino.

Os novos carros são totalmente adaptados com modernos equipamentos e tecnologias resistentes, com potência e tração nas quatro rodas podendo adentrar todos os tipos de áreas. São adequados para uso por policiais nos serviços operacionais e também na transferência de presos no compartimento apropriado.

“Com essa entrega, mostramos na prática esse investimento. São mais policiais, mais viaturas, mais inteligência policial, mais equipamentos, armamentos e munições. Nós mostramos nacionalmente qual é o caminho com o crescimento de 26% nos investimentos de segurança pública e essa é a principal razão pela qual, diferente de outras partes do país, nós termos estatísticas declinantes de criminalidade”, completa Flávio Dino.

Para a nova entrega, o governo estadual investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões. Um novo aporte para o programa de reestruturação da Segurança Pública, promovido desde o início da gestão Flávio Dino.

Municípios Contemplados

Receberam as novas viaturas, as cidades de Açailândia (duas viaturas), Bernardo do Mearim, Brejo de Areia, Buriticupu, Carutapera, Icatu, Junco do Maranhão, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Primeira Cruz, Santa Luzia, Santana do Maranhão, São Félix de Balsas, São João do Paraíso, Vitória do Mearim. Outras quatro viaturas foram entregues aos grupos de Força Especial da PM, o Comando de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (Cosar) e Comando de Ações Táticas Especiais (CATE).
O prefeito de Carutapera, André Dourado, destaca a importância de receber o novo equipamento de segurança. “É muito importante receber essa viatura porque somos uma cidade de divisa e portuária. Então a segurança precisava ser reforçada e foi o que o governador Flávio Dino fez quando dobrou o contingente de policiais no município, quando autorizou a instalação de uma Unidade Tática das Cidades, quando comprou mais armamentos e agora com a entrega dessa nova viatura”, conta André Dourado.

Estratégia

O mapa de distribuição das novas viaturas segue a política estratégica de combate à criminalidade estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que vem gerando resultados positivos como a redução dos registros de criminalidade, como explica o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

“Nós temos uma escala decrescente no conjunto de crimes no estado no Maranhão. Notadamente, em fevereiro, com relação a 2014, nós temos 60% de redução de homicídios e já ultrapassamos em três vezes a meta estabelecida pelo governo federal para os 4 anos no crime de homicídio”, conta o secretário de Segurança.

“Esse investimento duplo, material e pessoal, que o governador tem feito no sistema de segurança possibilita uma atuação forte em todos os campos, tanto na parte operacional, na de inteligência, quanto na de investigações”, finaliza Jefferson.

Reconhecimento Nacional

O Maranhão é segundo Estado em todo o Brasil que mais aumentou os investimentos em Segurança Pública, de acordo com reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.

A publicação destaca que entre 2015 e 2017, o Governo do Maranhão ampliou em 26% os investimentos na área, atrás apenas do Piauí. Em números absolutos, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos pelo Maranhão no combate à violência em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário