15 junho, 2017

Tour Jovem Cidadão 2017 já beneficiou 400 jovens com turismo educativo

Alunos vivenciaram um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão. (Foto: Divulgação)
Alunos vivenciaram um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão. (Foto: Divulgação)
Em mais uma edição do projeto Tour Jovem Cidadão 2017, realizada nesta quarta-feira (14), a ação somou 400 jovens de cinco municípios e mais cinco escolas de São Luís, beneficiados pelo turismo educativo pelos espaços culturais de São Luís. Na sua quinta edição esse ano, 80 jovens estudantes do Centro de Ensino Rio Grande do Norte, do bairro do Radional, em São Luís, e do município de Bacabeira, a 53 km de São Luís, vivenciaram um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.

Com 80 jovens por edição, o Tour Jovem Cidadão já beneficiou 400 estudantes nas cinco primeiras ações de 2017, sendo 200 de escolas de São Luís e mais 200 dos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Anajatuba, Morros e Bacabeira. Até o fim do ano, serão realizadas mais 20 edições do projeto, somando ao final, mais de 2 mil jovens beneficiados.

Para a secretária Tatiana Pereira, o número representa o êxito e afirmação do projeto como política pública de governo, que oportuniza o acesso da juventude aos bens culturais, gerando cidadania e fazendo dos estudantes, multiplicadores de uma educação para a preservação do patrimônio cultural do Maranhão.

“O Tour Jovem Cidadão foi pensado para dar essa resposta de empoderamento cultural para a juventude e, os resultados dessas primeiras edições de 2017 tem confirmado isso. Os estudantes fazem um verdadeiro mergulho educativo na história e cultura de São Luís e do Maranhão, gerando uma relação de cuidado e preservação dos nossos bens culturais”, relatou.

A secretária destacou ainda a importância das parcerias para a boa realização do Tour Jovem Cidadão. “Precisamos frisar que o sucesso do projeto também é possível graças a parceria com as demais secretarias do estado, com a secretaria municipal de Turismo de São Luís, e com os gestores de juventude de cada município participante”, completou.

Visitas ao Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite e a museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.

Bacabeira e CE Rio Grande do Norte

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ Bacabeira e CE Rio Grande do Norte teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram assistiram um filme sobre a história e cultura de São Luís e participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense.

Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quinta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

Para a estudante bacabeirense Amélia Carvalho, de 17 anos, o tour está proporcionando com que ela e os demais jovens conheçam São Luís de verdade. “Muitas pessoas falam que conhecem São Luís, mas não conhecem quase nada da cultura ou da história daqui. O Tour Jovem Cidadão está fazendo com que a gente conheça São Luís de verdade, pois nós assistimos filme, ouvimos na palestra e conhecemos na prática ao passear pelo Centro Histórico e ir aos museus”, disse.

Já para o estudante Sidney Wilson, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio do CE Rio Grande do Norte, o passeio cultural possibilitou que ele aprendesse na pratica, o que é ensinado teoricamente na sala de aula. “O passeio realçou nossos conhecimentos culturais e aprendemos na prática o que aprendemos apenas na teoria na sala de aula”, completou.

Novas edições

Até o fim do ano, serão realizadas mais 20 edições do projeto Tour Jovem Cidadão. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Paço do Lumiar, no dia 23 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário