22 junho, 2017

Sebrae e organizadores da 40ª Expoagra alinham programação do evento


A reunião para alinhamento da programação de capacitações que serão oferecidas durante Expoagra em 2017, foi realizada no auditório do Sebrae em Grajaú.

Com o objetivo de colaborar com o crescimento do agronegócio da região Centro Sul maranhense, o Sebrae, por meio da regional em Grajaú, reuniu na última semana, empresários do setor para alinhamento da programação de capacitações que será realizada durante a 40ª Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra), promovida pela Associação dos Criadores de Grajaú (ASCIGRA) e parceiros, que acontece no período de 22 a 30 de julho deste ano, no Parque de Exposições Zezé Santos em Grajaú, que este ano trás o tema “Utilizar o que temos de recursos para fazer melhor e diferente”.

A programação de conhecimento, como será chamada a parte do evento voltada para capacitações, abordará os eixos da sustentabilidade e inovação, que serão trabalhos em oficinas e na clínica tecnológica do Sebrae.

Raniel Brasil, presidente da Associação dos Criadores de Grajaú (ASCIGRA) destacou a importância da parceria entre a entidade e o Sebrae. “Esse é o primeiro ano da nova diretoria e procuramos o Sebrae para nos orientar e capacitar os colaboradores que irão desenvolver as atividades antes e durante o evento. Tem sido uma ótima parceria pois não sabíamos por onde começar e através desse contato mais próximo com a gerência  regional estamos sendo bem assistidos e vamos realizar uma das melhores edições do evento”, destacou Brasil.

Na ocasião, o gestor de projetos, Rodrigo Delmindo, o gestor de Tecnologia e Inovação do Sebrae Maranhão,  João Berto e a gerente da regional do Sebrae em Grajaú,  Cecília Salata apresentaram as ações que já estão sendo realizadas pelo Sebrae com produtores de bovinocultura de leite e piscicultura em Grajaú e nos 8 municípios que são contemplados pela unidade regional e provocaram os presentes a querer participar da construção de um mercado promissor.

“Nosso desafio é levar os produtores rurais de pequeno porte a inovação, sustentabilidade e qualidade de gestão. Esse conjunto forma a mola propulsora para que aumentem a produtividade e gerem melhoria na renda”, ressaltou a gerente regional do Sebrae em Grajaú, Cecília Salata.

Ainda segundo a gerente, para o crescimento dos negócios em Grajaú é importante entender essa mudança de mercado. Salata ainda destaca os caminhos a serem traçados pelo empreendedor local para alcançar o sucesso desejado.

“Para ser sustentável e inovador, o empreendedor precisa de uma percepção global do negócio, observando as pressões que sofre toda a cadeia produtiva, do fornecedor ao consumidor. Além disso, para serem competitivos, precisam se diferenciar. No agronegócio, a inovação de produtos apresenta crescimento e é importante, sobretudo, para a agricultura familiar”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário