24 junho, 2017

Em Barra do Corda, governador Flávio Dino participa da 11ª Agritec e vistoria obras do Governo


Assinatura de contratos do Pronaf Agricultura Rural e entrega de chaves de 175 casas do Programa de Habitação para Agricultores Rurais, foram alguns dos benefícios entregues durante a solenidade. Foto: Handson Chagas/Secap
As Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) estão mudando a realidade da produção no estado. Nesta sexta-feira (23) foi a vez de Barra do Corda, na Região Centro Sul, receber a 11ª edição do evento, que levou uma série de benefícios para os produtores rurais. Ainda na cidade, o governador Flávio Dino vistoriou as obras do Governo do Estado de serviços de melhoria no abastecimento de água e a construção do Núcleo de Educação Integral e da MA-012, que liga Barra do Corda a São Raimundo Doca Bezerra.

Na Agritec, o governador Flávio Dino foi recebido com festa pelos produtores da região e indígenas que aproveitaram a oportunidade de conhecer, por meio de vitrines, oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar sua produção e, assim, gerar renda e desenvolver a agricultura familiar no território. Além de Barra do Corda, participaram da Feira produtores de Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e São Raimundo do Doca Bezerra, municípios integrantes do Plano Mais IDH.

Em seu discurso, Flávio Dino explicou que a prioridade da produção no Maranhão era uma demanda esperada há muito tempo pelos movimentos sociais do campo. “Havia essa reivindicação. E as pessoas pediam assistência técnica, títulos de terra, apoio à comercialização e a infraestrutura. Nós, então, resolvemos implantar essa Feira. Não existia antes, passou a existir no nosso Governo”, ressaltou.

Durante a solenidade, uma série de benefícios foi entregue aos produtores da região, a exemplo da assinatura de contratos do Pronaf Agricultura Rural e a entrega de chaves de 175 casas do Programa Nacional de Habitação Rural para Agricultores Rurais, em parceria com o Banco do Brasil. Além disso, o Governo do Estado entregou kits de irrigação para comunidades de Barra do Corda e Grajaú e cartões para agricultores beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Agricultores recebem títulos individuais de suas propriedades. Foto: Handson Chagas/Secap
O governador Flávio Dino beneficiou o município de Fernando Falcão com a entrega de cinco Arcas das Letras, projeto que faz parte do eixo educação do Plano Mais IDH e objetiva promover acesso à leitura. O Governo também concedeu 25 títulos individuais de propriedade a agricultores da região. “A Agritec foi uma festa maravilhosa, um público excelente. É o Governo investindo fortemente na agricultura familiar para ajudar a transformar e fazer um Maranhão de todos nós”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Abastecimento de água
 
A visita do governador Flávio Dino a Barra do Corda foi marcada também pela vistoria nas intervenções de saneamento básico, sob a coordenação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A Estação de Tratamento de Água (ETA) passa por obras de melhorias estruturais, assim como o prédio da nova Casa de Química, com a ampliação da Rede de Cloração, limpeza do reservatório e a realização de 270 novas ligações domiciliares. Com o pacote, o Governo do Estado beneficia diretamente mais de 51 mil pessoas com um investimento de R$ 1,9 milhão.

O governador classificou a obra como “um sonho de muitos anos da região e da cidade” e disse que ela está 80% concluída. “Vai praticamente dobrar a capacidade de distribuição de água na cidade. Já fizemos ampliação da rede de distribuição. Hoje nós temos um desperdício de água, por incapacidade do conjunto do sistema, ou seja, a água captada não é toda aproveitada, e isso gera a carência que a cidade tem. Isso tem mais de 20 anos sendo adiado e no nosso Governo está sendo resolvido”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Caema, Davi Telles, essa é uma intervenção de recuperação integral, onde todos os itens do sistema estão sendo recuperados, desde a captação de água bruta no Rio Corda, passando pela ETA, pelas elevatórias, os bombeamentos, sistema de reservação, expansão da rede de distribuição de água tratada e novas ligações e hidrometração para conter o desperdício. “A população de Barra do Corda que sofre há duas décadas vai ganhar muito com essa obra”, pontuou.

Núcleo de Educação Integral e MA-012
 
Barra do Corda será mais uma cidade maranhense a receber uma escola de tempo integral no Maranhão. Com as obras já em finalização, o prédio conta com quadra esportiva, auditório, biblioteca e laboratórios de química, biologia e física, além de salas de descanso para os professores, para os alunos, ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que os investimentos do Governo do Estado em Barra do Corda ajudam a melhorar a qualidade de vida da população e os indicadores sociais e econômicos, como é o caso da construção da MA-012, até São Raimundo do Doca Bezerra, “que já está em ritmo avançado e vamos iniciar em breve o asfaltamento”.

“Como é também o caso do Núcleo de Educação Integral. Uma área muito grande, um investimento de R$ 4 milhões, tudo feito com muito zelo, capricho e dedicação. Acabamento de primeira, materiais utilizados de alta resistência e durabilidade. A forma correta de aplicação do recurso público que é a determinação firme do governador Flávio Dino”, completou Noleto.

O governador Flávio Dino rodou pela MA-012 e conversou com moradores do povoado Centro dos Ramos, que agradeceram pela realização do sonho da pavimentação do trecho entre Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra. “Era só poeira. Passando asfalto melhora muito para a gente que mora na beira da estrada”, destacou a comerciante Raimunda Ferreira.

11ª Agritec levou uma série de benefícios para os produtores rurais da região. Foto: Handson Chagas/Secap

O prefeito Eric Costa enfatizou que o Governo está proporcionando para Barra do Corda obras que estão impactando diretamente na vida das pessoas de forma positiva, “trazendo oportunidades, através de estradas, escola em tempo integral, obra de reestruturação do abastecimento de água era um sonho dos barra-cordenses. O sentimento que nós temos é de muita gratidão às ações do Governo, a sensibilidade que o governador Flávio Dino tem em atender os nosso pleitos”.

Participaram da extensa agenda em Barra do Corda juntamente com o governador Flávio Dino o deputado federal Waldir Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto, o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, além de prefeitos de várias cidades da região, vereadores, lideranças políticas, indígenas e a população em geral.

11ª Agritec levou uma série de benefícios para os produtores rurais da região. Foto: Handson Chagas/Secap

Nenhum comentário:

Postar um comentário