30 junho, 2017

Definidos os 12 clubes da fase de grupos e os 8 da preliminar do Nordestão de 2018

A divisão dos 20 classificados à Copa do Nordeste de 2017. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Com bastante atraso, a Copa do Nordeste de 2018 vai ganhando forma. Só agora, no fim de junho, a divisão dos 20 clubes inscritos foi definida, após o desfecho do campeonato maranhense, o último da região a acabar. Um imbróglio jurídico fez com que a competição conseguisse superar em um dia o torneio pernambucano. O Sampaio ficou com o título e garantiu a vaga na fase de grupos do regional, mandando o Cordino à recém-criada fase preliminar.

Esse “Pré-Nordestão” foi a solução encontrada para enxugar a fase principal, que agora passa a ter 16 clubes, dos quais 12 já estão assegurados. Portanto, os oito restantes disputam quatro vagas. Neste buruçu encontra-se o Santa Cruz, devido à terceira colocação local. O sorteio dos mata-matas será em 3 de julho, na sede da confederação brasileira, no Rio. Pelo regulamento, o Ranking da CBF determina os potes do sorteio, nas fase preliminar e principal.

Na preliminar, o tricolor é o melhor rankeado, 43 posições acima do Treze, o segundo melhor. Assim, a cobra coral poderá enfrentar Parnahyba, Itabaiana (adversário nas quartas da edição de 2017), Flu de Feira de Santana e o Cordino, este sem pontos no ranking nacional. Os jogos devem acontecer no segundo semestre, com o sorteio da fase principal em outubro, em São Luís. Neste, só o pote 1 já está definido. Caso se classifique, o Santa ficaria no 2.

Veja a situação de cada clube na próxima Lampions League…

Fase preliminar (8 clubes, passando 4):

Pote 1
Santa Cruz (3º em PE) – 26º no Ranking da CBF
Treze (vice na PB) – 69º Globo (vice no RN) – 77º CSA (vice em AL) – 90º 

Pote 2
Panahyba (vice no PI) – 100º
Itabaiana (vice em SE) – 117º Fluminense de Feria (3º na BA) – 131º Cordino (vice no MA) – s/r

Fase de grupos (16 clubes, com 4 grupos de 4):

Pote 1
Sport (campeão em PE) – 17º
Vitória (campeão na BA) – 20º Bahia (vice na BA) – 21º Ceará (campeão no CE) – 23º 

Demais potes a definir*
ABC (campeão no RN) – 31º
Sampaio Corrêa (campeão no MA) – 36º
CRB (campeão em AL) – 37º Botafogo (campeão na PB) – 46º Salgueiro (vice em PE) – 49º Confiança (campeão em SE) – 56º Altos (campeão no PI) – 136º Ferroviário (vice no CE) – s/r
 
* Após a definição dos 4 classificados da fase Pré.


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário