05 junho, 2017

Governo reforça agricultura familiar com inauguração de escritório em Barreirinhas


Com o objetivo de fortalecer as atividades relativas à agricultura familiar, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barreirinhas, inaugurou na última sexta-feira, 02, um escritório local, cuja função é atender aos agricultores familiares com assistência técnica em suas propriedades e a aplicação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do município.

O município de Barreirinhas atrai turistas o ano todo que buscam conhecer os Lençóis Maranhenses, e apesar de ser uma cidade turística,possui um vasto potencial agrícola, onde mais de 50% da população é rural, e onde existem mais de 60 projetos de assentamentos instalados, entre Estadual e Federal (Incra e do Crédito Fundiário).

A reestruturação das sedes regionais da Agerp faz parte do planejamento estratégico do órgão em reformar e reestruturar a estrutura física para dar condições de trabalho aos servidores e melhor atendimento aos agricultores familiares que procuram a Agência.

O presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, explica que a Agerp passa por um momento de reorganização nesta nova gestão, com o intuito de eliminar os principais entraves que impediam a continuidade das ações em benefício do agricultor familiar nos anos anteriores.

“O escritório atende a uma solicitação do STTR em função do grande número de assentamentos, pois Barreirinhas é um município com uma grande concentração de população rural e os agricultores necessitavam de uma Assistência técnica e Extensão rural (Ater) que permita a eles acesso ao crédito, aumentar a produção e gerar renda,” disse Mendonça.

De acordo com a diretora de Ater da Agerp, Vera Costa, Barreirinhas num primeiro momento pensa-se que é apenas areia, mas possui uma produção significativa de caju. O município está incluído no programa “Cadeias Produtivas” com foco na cajucultura.

“O município de Barreirinhas, assim como os demais do estado, tem a necessidade de uma Ater mais presente e há um esforço do Governo de possibilitar o serviço de Ater. Com inauguração do escritório vai haver um maior alcance a todos os agricultores,” pontuou a diretora.

Segundo o presidente do STTR de Barreirinhas, Nivaldo Nunes, o escritório local é a resposta de uma solicitação do Sindicato que buscou encontrar uma saída em benefício do agricultor.

“Barreirinhas ganha muito e nós compreendemos que para fazer melhor os movimentos sociais têm que se unir ao Governo em prol de todos e agradeço muito ao governador Flávio Dino e à Secretaria da Agricultura Familiar por terem atendido essa demanda do nosso município,” falou o presidente do STTR.

Conforme o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, a reestruturação da entidade representa a missão do governador Flávio Dino em fortalecer a agricultura familiar. “Para isso, é necessário que o órgão esteja com condições de executar as atividades de campo,” ressaltou Soares.

O escritório de Barreirinhas é vinculado ao escritório Regional de Rosário e está funcionando ao lado do STTR, localizado na Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, Nº 351, Centro. Com uma estrutura e equipe técnica preparada, a Agerp está apta a atender ao agricultor familiar.

Durante o ato de inauguração, estiveram presentes o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça; o gestor Regional da Agerp Rosário, Waldemar Diniz; a diretora de Ater da Agerp, Vera Costa; diretor Administrativo da Agerp, José Carlos; o coordenador dos Escritórios Regionais, Aldean Cavalcante; o superintendente Regional de Articulação Política, Almicar Rocha; o superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Pedro Belo; a presidente do ITERMA, Margareth Mendes; a coordenadora de Assentamentos do Iterma, Korina Correa; representantes da Prefeitura, lideranças de Associações, Sindicato e instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário