24 maio, 2018

Maranhão tem a menor taxa de abandono escolar dos últimos dez anos, segundo MEC

O Maranhão alcançou, em 2017, a menor taxa de abandono da série histórica registrada nos últimos dez anos no Ensino Médio. A reprovação também teve o menor percentual da década e a taxa de aprovação nesse nível de ensino cresceu 6% em relação a 2016. Os dados foram divulgados na quinta-feira (24) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Inep, a rede estadual de ensino do Maranhão apresentou queda significativa da taxa de abandono escolar nos últimos anos, caindo de 10,5% em 2014, para 8,8% em 2015, 8,7% em 2016 e, no ano passado, 6,4%. O estado teve em 2010 um elevado índice de abandono na rede estadual, chegando ao alarmante percentual de 15,8%.

A taxa de aprovação deu um salto de 77,4% em 2014, para 86% em 2017, o que corresponde um aumento de 8.6 pontos percentuais. É a maior taxa da série história em dez anos, atingindo, assim, a meta estabelecida pelo Ministério da Educação.

Outro indicador educacional que melhorou no Maranhão foi o percentual de reprovação no Ensino Médio ofertado pela rede estadual de ensino. Em 2014, a taxa era de 12,1% e, em 2017, diminuiu para 7,6%, a menor da série histórica desde 2007.

A taxa de aprovação escolar, juntamente com as notas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática (obtidas na Prova Brasil), compõem o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

“Os dados revelam o compromisso do governador Flávio Dino com a educação de qualidade para todos os maranhenses. Basta comparar os dados de 2014 para trás; o Maranhão está avançando e já apresenta o maior crescimento da série histórica, com indicadores que demonstram a política séria e estruturante que impactará na educação de muitas gerações”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário