12 maio, 2018

Maranhão realiza Dia D de vacinação contra gripe

 
Teve início no dia 23 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe). Em São Luís, a vacina está disponível em todos os postos de saúde. A orientação é que as pessoas a levarem o cartão de vacina aos postos e, no caso de pacientes com doenças crônicas, é necessário apresentar comprovação.
 
A prevenção é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

A campanha tem como objetivo reduzir as complicações causadas pela doença em públicos prioritários e se estenderá até o dia 1º de junho, sendo que no 12 de maio será realizado o chamado Dia D, data da mobilização nacional, para potencializar a adesão à campanha.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B, e tem eficácia de seis a 12 meses, sendo contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina e crianças menores de 6 meses de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário