17 maio, 2018

Convite - UAB/Barra do Corda

A Universidade apresenta três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a nível superior, é função privativa e única responsabilidade social exclusiva da Universidade, enquanto pesquisa e extensão são compartilhadas com várias outras instituições com estas funções específicas. Esta discussão acaba envolvendo a Universidade Aberta do Brasil, já que temos presente no Polo Universitário da UAB de Barra do Corda, as três Instituições Públicas de Ensino Superior do Maranhão: UEMA, UFMA e IFMA, que está sendo questionada a assumir um papel no desenvolvimento econômico e social da comunidade barra-cordense, que a mantém.

Neste panorama, a UAB de Barra do Corda, redescobrindo as funções que lhe cabe, está iniciando um processo exitoso de atividades acadêmicas e culturais, dentro da própria comunidade universitária interna e externa, para gerar novas reflexões e traçar novos rumos nos aspectos científicos e culturais.

Para consolidar e fortalecer esta consciência, o Polo da UAB propõe o I encontro de socialização de pesquisa no âmbito da pós Scrito Sensu. Trata-se da dissertação de mestrado em História do Professor Carlos Eduardo Penha Everton, intitulada: Hoje e Amanhã Celebrai a História para Encarnar-vos no Povo: os embates de memória sobre o Conflito do Alto Alegre. Um breve resumo da dissertação: tem como objetivo analisar o embate das memórias construídas sobre o Conflito de Alto Alegre, ocorrido na cidade de Barra do Corda em 13 de março de 1901, como parte do histórico dos choques entre índios e não índios nessa região, assim como a produção de discursos desses grupos, buscando uma problematização dos mecanismos utilizados para solidificar determinados padrões de absorção e reprodução do entendimento desse fato, presentes no imaginário local.

Onde será? No auditório da UAB de Barra do Corda-MA.

Onde fica? Avenida Rio Amazonas – S/N. Tresidela. 4º andar. Antigo Complexo Educacional.

Quando? quinta-feira (17)

Horário? 19h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário