04 novembro, 2016

SEMA realiza capacitação sobre o CAR, Queima Controlada e Manejo Sustentável da Carnaubeira


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, de 24 a 26 de outubro, uma ação de capacitação no município de Bacurituba/MA, com pequenos proprietários rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Queima Controlada e Manejo Sustentável da Carnaubeira.
 

O evento abordou a importância do CAR para as pequenas propriedades rurais, além de realizar cadastros de imóveis com até 4 módulos fiscais. Também foram tratados assuntos relacionados ao manejo sustentável da carnaúba, tendo em vista que o município possui extensas áreas cobertas com essa palmeira, cujo aproveitamento ocorre principalmente com a extração do pó cerífero contido na folha da planta.
 

Outro tema abordado foi sobre as queimadas, onde se destacou suas causas, consequências, aspectos legais e a importância para uso de práticas agronômicas sustentáveis de uso do solo.

O evento também contou com a participação de estudantes do ensino médio da rede pública, que mostraram interesse principalmente quanto à preservação e conservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário