03 novembro, 2016

Governador Flávio Dino entrega Restaurante Popular, asfalto e reforma de escola em Grajaú

Restaurante Popular de Grajaú foi inaugurado nesta terça-feira. (Foto: Nael Reis/Secap)
Restaurante Popular de Grajaú foi inaugurado nesta terça-feira. (Foto: Nael Reis/Secap)
O governador Flávio Dino esteve na cidade de Grajaú, nesta terça-feira (1º), onde realizou a inauguração do Restaurante Popular, garantindo alimentação de qualidade a baixo custo para a população do município. Na passagem por Grajaú, o governador ainda entregou mais uma obra do programa Escola Digna: a reforma completa do Centro de Ensino (C.E) Urbano Santos e vistoriou a recuperação asfáltica do trecho urbano da MA-006, que está em fase de finalização.

“Nós estamos descentralizando as ações, garantindo que o Governo esteja presente em todas as regiões do estado. Hoje nós estamos aqui em Grajaú entregando 12 km de asfalto, inclusive resolvendo um antigo problema da MA-006, a travessia que tinha um obstáculo físico de grande altura. Estamos também entregando a reforma de uma escola, a mais a antiga da cidade, totalmente requalificada. Essa grande conquista, que é o restaurante popular, garantindo que todas as pessoas tenham direito à uma alimentação saudável todos os dias, é um modo também de nesse momento de crise econômica ajudar as famílias, porque significa que vai haver uma sobra no orçamento familiar”, destacou o governador Flávio Dino.

Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Restaurante Popular deverá oferecer 1.000 refeições ao dia, funcionando de segunda a sexta-feira, com preço popular de R$ 2 por refeição. Localizado no centro da cidade – na Rua Felino Santos, s/nº, Bairro Canoeiro – o equipamento é de fácil acesso para a população. Com a unidade de Grajaú, já são 12 Restaurantes Populares no Maranhão.

“Estamos ampliando em 100% os equipamentos de segurança alimentar, recebemos o estado com seis e estamos entregando o 12º e a nossa meta são 42. Aqui em Grajaú serão 1.000 refeições fornecidas por dia, ajudando a agricultura familiar de Grajaú e de municípios vizinhos, que serão fornecedores. A gente também garante que famílias de baixa renda possam estar se alimentando a um custo baixo, com uma comida balanceada e num bom ambiente”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

Restaurante Popular de Grajaú foi inaugurado nesta terça-feira. (Foto: Nael Reis/Secap)
O restaurante foi recebido com animação pela população, que o estreou em grande estilo. Seu Antônio Castro, 65 anos, foi conferir de perto o cardápio. “O restaurante chegou na hora exata. A comida é ótima. Eu vou jogar minhas panelas de casa fora e vou comer todo dia aqui”, relatou, com bom humor, seu Antônio.

Reforma da escola Urbano Santos

O Centro de Ensino (C.E.) Urbano Santos não recebia uma grande reforma há 33 anos e por conta disso precisava de intervenções emergenciais. Com as obras realizadas este ano pelo Governo do Estado, a unidade foi reestruturada e agora conta com novas instalações elétricas e hidráulicas, reparação dos telhados, troca dos pisos, melhorias e construção de banheiros com acessibilidade, instalação de ar condicionado nas salas de aula e ampliação e construção de espaços de convivência e reforma da quadra de esporte, além da implantação de uma política de manutenção preventiva. O governador Flávio Dino também entregou kit de esporte, com bolas, redes e acessórios para a quadra esportiva da escola.

Em um bate papo rápido com alunos e professores, o governador pôde constatar a alegria dos alunos, que agora terão um espaço amplo e arejado para aprender mais. Luis Ednaldo é aluno do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e soma-se aos outros 204 que receberam a escola reformada. “Quando eu cheguei aqui em 2005, a escola já estava bem maltratada, carteiras velhas, paredes por pintar e precisava de reforma. Agora, o Governo deu esse olhar para a escola e agora nós podemos ver que as coisas melhoraram, está indo de acordo com que nós esperávamos”, comentou o estudante.

Durante a visita à cidade, o governador Flávio Dino também visitou o trecho urbano da MA-006 que recebeu pavimentação de seis quilômetros da via, garantindo qualidade no fluxo de veículos no perímetro que liga Grajaú à cidade de Arame. O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, lembrou que outras vias da cidade também receberam pavimentação, através do Programa Mais Asfalto, somando 12 km. “Com a pavimentação do trecho da MA-006 realizamos um sonho antigo dos moradores, que era o rebaixamento da entrada da via, melhorando a via para quem precisa transitar no local. Lembramos também de ruas que receberam asfaltamento. Com isso temos mais de R$ 15 milhões investidos só em pavimentação na cidade de Grajaú”, recordou Clayton Noleto.

Também estiveram presentes na agenda em Grajaú, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada; e a secretária adjunta de Educação, Rosyjane Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário