16 novembro, 2016

Hemomar promove campanha de coleta de sangue em Barra do Corda





Com o objetivo de reforçar o estoque do banco de sangue para transfusões nos hospitais do Maranhão, para esse período festivo de final de ano, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) realiza ações de coleta de sangue no município de Barra do Corda.

A programação será iniciada no dia 30 de novembro, no Centro de Especialidades Medicas, no bairro Altamira, até o dia 01 de dezembro.

Critérios para doação

Todas as orientações quanto aos critérios para doação de sangue são disponibilizadas no site e na sede da Hemomar. Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Há ainda impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação, é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, o intervalo para próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário