quinta-feira, 30 de abril de 2015

Governo do Maranhão passa a integrar diretoria do CONASS

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, tomou posse na noite desta terça-feira (28), na diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para a gestão 2015/2016 em solenidade realizada em Brasília, no Hotel Nacional de Brasília.
 
O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, será responsável pela Comissão Fiscal Titular da entidade, juntamente com os secretários Leonardo Vilela (SES/GO) e José Macedo Sobral (SES/SE).

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Frente Parlamentar da Saúde (FPS).

Para o secretário Marcos Pacheco, é de extrema importância a participação do Maranhão na diretoria do CONASS, de modo a fortalecer as políticas do governo Flávio Dino e garantir visibilidade institucional para o Estado do Maranhão. “O nosso Estado precisa voltar a participar dos ciclos decisórios e das instâncias colegiadas do sistema Único de Saúde (SUS). A aprendizagem e o aperfeiçoamento pessoal, enquanto gestor, também é importante. Precisamos de forma contínua manter-nos atualizados sobre as dinâmicas das políticas públicas desenvolvidas na área da saúde”, explicou Pacheco.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, parabenizou o presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim (SES/AM) e demais membros da diretoria, destacando a renovação no colegiado de secretários. “O Conselho tem o desafio de trabalhar com um time de secretários renovados e comprometidos com a saúde pública brasileira”.

Chioro destacou que o CONASS é de fato um colegiado que auxilia no processo de pactuação e observou a importância da cooperação técnica com o Conasems e o com o Ministério da Saúde. “Nós conseguimos construir uma lista de prioridades para progredirmos naquilo que é essencial para o SUS. Além disso, é crucial também o aperfeiçoamento da nossa relação federativa”, disse.

O presidente eleito, que é secretário de estado da Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim, afirmou que essa gestão irá trabalhar em cima da agenda construída a partir da discussão com o Ministério da Saúde e com o Conasems, que prioriza problemas antigos considerados pelos gestores como fundamentais a serem resolvidos. Um deles, segundo Alecrim, é o subfinanciamento do SUS. “O problema do financiamento vem sendo palco de discussão continuada entre nós e é iminente encontrarmos um caminho que possibilite a cada gestor concretizar o desejo de ter um sistema universal que atenda integralmente as necessidades de saúde das pessoas”. Foi unânime entre as autoridades presentes, que o compromisso pelo fortalecimento do SUS marcou a posse da nova diretoria do CONASS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário