04 abril, 2015

Fernando Falcão é uma cidade onde "milagres" acontecem, mas a miséria continua

A vida tem sido muito dura para a população de Fernando Falcão

Fernando Falcão - Destaque em rede nacional nos últimos dias, o município de Fernando Falcão é um dos piores lugares para se viver no país, segundo o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O pequeno município encravado na região central do Maranhão apresenta o penúltimo pior índice de IDH do país com (0,443) um verdadeiro retrato da desigualdade social.

Mas a realidade mostra que a população de Fernando Falcão merecia melhor sorte, não fosse certos e direcionados "milagres". O atual prefeito Adailton Cavalcante tem como secretários de ação social, educação, saúde, obras e direção do hospital da cidade parentes seus. O que já caracteriza nepotismo e falta de oportunidade para outros cidadãos falcoenses.

Para se ter ideia da precariedade e falta de políticas públicas que atendam a população, podemos citar que no bairro Moxotó, maior da cidade não existe água encanada. Uma escola com 100 alunos e com índice de 70% de reprovação mostra claramente que os "profissionais" que deveriam oferecer um ensino de qualidade, apresentam uma grande falta de qualidade. 

Os pequenos produtores dificilmente conseguem crédito junto aos bancos para poderem trabalhar, pois a maioria das terras devolutas do estado, hoje pertencem a um ex-prefeito  e a um deputado. Talvez uma das razões pela qual a cidade de Fernando Falcão esteja inserida no mapa da miséria.

O milagre

Não poderíamos deixar de lembrar de fatos de ontem e hoje para que os leitores analisem o momento difícil que vive a população de Fernando Falcão. 16 anos atrás, o atual prefeito era fiscal da equipe de jardinagem na praça Melo Uchôa em Barra do Corda. Logo depois ele foi secretário de finanças do município falcoense durante a gestão seu pai, ou seja, 8 anos, exerceu também a mesma função por mais 4 anos, na gestão de seu antecessor. Atualmente é considerado um dos homens mais ricos da região.

Com isso, parece que a sorte ou milagre só acontece com a minoria da minoria beneficiada e que em Fernando Falcão o raio só cai no mesmo lugar!

NR: É importante que a Superintendência de Combate a Corrupção conheça e analise a situação dos municípios que mesmo recebendo recursos continuam com a maioria da população vivendo na miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário