07 abril, 2015

Governo do Estado capacita produtores da Regional de Barra do Corda quanto o CAR


Uma das prioridades do Governador Flávio Dino é que o Maranhão volte a ter uma agricultura produtiva e forte para que o estado possa avançar no desenvolvimento socioeconômico. Desta forma a Secretaria de Estado de Agricultura vem iniciando um trabalho de capacitação aos pequenos produtores no sentido de orientá-los para que os mesmos não encontrem barreiras quando forem pleitear financiamentos para poderem trabalhar. Em parceria com o SENAR, o governo iniciou nas regionais a capacitação dos produtores quanto  o CAR – Cadastro Ambiental Rural, documento de fundamental importância para o homem do campo.


A regional de Barra do Corda recebeu nesta terça-feira (7), o Secretário Adjunto de Estado da Agricultura, Edjahilson Sousa, os instrutores do SENAI, Rosalino e Paulo Ricardo, que foram recepcionados pelo Superintendente da Regional, Leocádio Cunha, Gestor da Agerp, Valmir Vieira, Gestor da Aged, Nilberto Castilho, vereadores, secretários municipais e demais personalidades.

 

O Secretário Adjunto Edjahilson Sousa destacou o empenho do Governador Flávio Dino no sentido de que o estado venha resgatar seu espaço como um forte produtor. “O Maranhão já foi um dos maiores produtores de arroz, para se ter uma ideia, atualmente o estado produz 1.500 kg por hectare, quanto que o estado de Santa Catarina produz 10.000 kg no mesmo espaço de terra. Isso mostra que precisamos nos empenhar para que possamos voltar a ser forte, mas como conseguiremos reverter a situação? Trabalhando em parceria com Agerp, Sindicatos, Secretarias do estado, sistemas Senar, Senai, Sebrae, também a Fapema e UEMA que muito tem contribuído bastante. Em resumo, precisamos unificar para crescer, pois nosso alvo principal é o produtor e aumentar a produção do estado. Para obtermos bons resultados precisamos de parcerias, planejamento e estratégia, por isso, estamos criando os agropólos, uma forma de dividir para descobrir a vocação de produção, respeitando assim, a cultura de cada região. Minha missão aqui é de pedir o apoio e a parceria de todos vocês para que tenhamos um estado com agricultura forte”, concluiu.


O evento aconteceu no CETECMA, contando com as presenças do Presidente do sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Corda, Francisco Santana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Fernando Falcão, Vicente Alves, vereadores Alcenor Nunes e Coelho, Secretário Municipal de Agricultura de Barra do Corda, Jonaton Júnior, Secretário Municipal de Agricultura de Fernando Falcão, João Carlos, técnicos da Agerp, empresário Adão Nunes e demais pessoas que atuam na agricultura em toda a região. 



Texto e fotos: Ivan Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário