17 abril, 2015

5° BPM apreende R$ 10 mil em cédulas falsas na cidade de Barra do Corda

Policiais do 5° Batalhão de Polícia Militar de Barra do Corda, prenderam na tarde desta quinta–feira ( 16 ), dois indivíduos em posse de R$ 10 mil reais em cédulas falsas. A ação foi efetuada pela viatura ronda da comunidade, composta pela guarnição do Cabo De Oliveira (Josualdo) e Soldado Franco.

a2

O Cabo recebeu uma informação da polícia de Tocantins, informando as características dos indivíduos e a do veículo que estavam usando.  DJúlio de Passos Oliveira, 23 anos e Irailton Alves dos Santos, 27 anos; ambos naturais de Palmas – To, guardavam as cédulas em um hotel, escondidas em baixo de um colchão.

O mais velho estava com escoriações e marcas de projéteis, possivelmente resultado de alguma troca de tiro, em algumas das cidades onde passaram.

a1

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Tenente Coronel Eriverton, comandante do 5° Batalhão, alertou a população para o recebimento de notas falsas. De acordo com ele, o comércio e as pessoas precisam ficar atentos. Conforme o comandante, alguns recursos podem ser usados para identificar possíveis notas falsas. Ele cita a textura da cédula, condições da impressão, fita de segurança. Além disso, pode-se utilizar o recurso de uma caneta especial que analisa a condição da nota. Em caso de comprovação de falsidade, o material deve ser entregue para a polícia.

Redação: Sd. PM Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário