20 agosto, 2015

Valéria Macedo cumpre agenda com vereadores de Senador La Rocque

Valéria Macedo cumpre agenda com vereadores de Senador La Rocque
Deputada Valéria Macedo e vereadores do município de Senador La Rocque | foto: Márcio Diniz/ Agência Assembleia
Uma comitiva formada pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT) e vereadores do município de Senador La Rocque cumpriram nesta quarta-feira (19), uma extensa agenda com diversas autoridades em São Luís, com o objetivo de solucionar problemas na segurança pública, educação e a questão territorial da região.


PLEBISCITO


No primeiro momento a comitiva foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Humberto Coutinho (PDT). O Objetivo do encontro foi buscar ajuda para a solução do conflito territorial que envolvem os municípios de Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa há quase 21 anos e que, segundo os vereadores, ainda não obtiveram uma resposta oficial do TRE para a realização do plebiscito visando o desmembramento e anexação de povoados.


O presidente da Assembleia se prontificou, mais uma vez, em ajudar encaminhando oficio ao TRE, para que o órgão apresente uma resposta conclusiva sobre a realização da consulta plebiscitária na região do conflito.  


SEGURANÇA PÚBLICA


Durante a tarde, Valéria Macedo e a comitiva de vereadores participaram de uma reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela e o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros. O grupo apresentou ao secretário a situação de Senador La Rocque. A principal solicitação feita pela deputada e vereadores é a instalação de uma Delegacia da Polícia Civil na cidade.


A deputada Valéria Macedo aproveitou e fez o pedido de uma viatura nova para o município. O pedido é oriundo de reclamações de moradores de Senador La Rocque que informaram que a viatura está sucateada e com péssimas condições de uso, dificultando o trabalho.


Durante a reunião, os vereadores relataram que, em 2013, dois professores foram brutalmente assassinados na zona rural do município. Eles estavam numa motocicleta e foram surpreendidos por uma emboscada armada no meio da estrada e que até agora o crime não teve solução e a população cobra das autoridades o esclarecimento desse crime brutal que chocou a população.


O secretário Jefferson disse que tem acompanhado a situação de Senador La Rocque e se mostrou disposto a cooperar com o município e afirmou que vai atender ao pedido da instalação da Delegacia pois entende que a cidade passa por um momento delicado com o aumento da violência e da criminalidade. Jefferson Portela solicitou ao delegado-geral, Augusto Barros, que coloque na lista de prioridades os pedidos da deputada tendo em vista os relatos que a comitiva fez durante a reunião.


EDUCAÇÃO


Fechando a série de compromissos, a comitiva, liderada pela deputada Valéria Macedo, participou de um encontro com a Secretária Estadual de Educação, Áurea Prazeres.


Visando mitigar o problema da educação do município, a deputada Valéria Macedo solicitou a retomada e conclusão da obra do Centro de Ensino Médio Salomão Cury-Rad que está paralisada. Atualmente a escola funciona em um prédio cedido pelo município e que não comporta a quantidade de alunos.


A secretária disse que o termo de reinicio da obra já foi assinado e irá analisar a possibilidade de ampliar o Centro de Ensino Médio de 6 para 12 turmas, assim melhorando o funcionamento da educação do município. Segundo a vereadora Fátima Sousa, atualmente o município possui 21 salas de Ensino Médio, funcionando em dois turnos, e, que é insuficiente para os quase 800 alunos matriculados.


A comitiva relatou que o problema de transporte escolar também é motivo de queixa dos pais dos alunos. O principal motivo é a briga territorial, afetando também, os estudantes que tem que pagar do próprio bolso, o transporte escolar. Outro motivo de reclamação é a falta de vigia na escola, colocando em risco a segurança dos alunos, professores e funcionários.


Áurea Prazeres afirmou que irá solucionar todos esses problemas o mais rápido possível para melhorar a educação em Senador La Rocque. 


Ao final da reunião, a deputada Valéria Macedo agradeceu a secretária e disse que muitas conquistas estão sendo feitas este ano, com o novo governo. “Na bagagem de volta da capital, muitas conquistas que irão alavancar o desenvolvimento de Senador La Roque, beneficiando toda a população”, disse Valéria Macedo.


Participaram desta última reunião, os vereadores Wilar Silva, Bartolomeu Alves, Rita Barroso, Maricelia Menezes, Ozima Cury-Rad e Fátima Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário