04 agosto, 2015

Governo capacita Superintendentes Regionais para fortalecer ações do ‘Mais IDH’

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), reuniu nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões, os 31 superintendentes regionais com o objetivo de apresentar os primeiros resultados do Plano de Ações ‘Mais IDH’ e elaborar estratégias conjuntas de mobilização para otimizar o pacote de medidas que beneficiará os 30 municípios com menor desempenho socioeconômico do Maranhão.


A reunião de trabalho congregou a SEAP e as secretarias de Estado da Educação (Seduc), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Agricultura Familiar (SAF), além do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartógrafos (Imesc), em torno das ações do ‘Mais IDH’ e da importância que as Superintendências Regionais terão para a efetiva concretização das atividades nas diversas áreas que englobam o Plano.

Para o secretário da SEAP, Márcio Jerry, a reunião foi proveitosa no sentido de traçar estratégias mobilizadoras entre as Secretarias e as Superintendências para que aprimorem as ações do ‘Mais IDH’ e todas as iniciativas que levem desenvolvimento aos municípios maranhenses. “Essa reunião demonstra um novo padrão de trabalho coletivo que fortalece ainda mais as ações do Governo”, destacou.

Exposição dos avanços do Mais IDH

Em sua exibição, a secretária de Educação, Áurea Prazeres, relatou todas as ações da área que estão incluídas dentro do Plano de Ações ‘Mais IDH’, como o Programa Escola Digna, Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, além dos Núcleos de Educação Integral. Para a secretária, a sistematização das políticas educacionais será essencial para o sucesso das iniciativas.

“Os superintendentes alinhados com os gestores regionais de educação, com objetivos claros e específicos, serão importantes para seguirmos a determinação do governador Flávio Dino, que é estar em cada região, em cada município, avançando sempre na governabilidade”, destacou Áurea Prazeres.

O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esteve presente no evento e pontuou uma série de ações que já vem sendo desenvolvidas pela SAF, sobretudo nos municípios que compõe o ‘Mais IDH’. Para ele, as Superintendências Regionais terão papel fundamental na interlocução com o Comitê Gestor do Plano e com os técnicos que colocarão em prática as ações voltadas para a agricultura familiar.

“Teremos 90 técnicos da SAF que vão executar as ações do ‘Mais IDH’ nos 30 municípios. Será muito importante que os superintendentes regionais possam acompanhar esses trabalhos, pois eles desempenharão o papel de articuladores”, ressaltou Adelmo Soares.

A reunião contou ainda com uma apresentação detalhada da secretária-adjunta de Promoção do IDH da Sedihpop, Aracéa Carvalho, sobre todas as ações que integram o Plano ‘Mais IDH’, e da exibição do diretor de Estudos e Pesquisas do Imesc, Frederico Bourgneth, em relação a importância do processo de regionalização no desenvolvimento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário