03 janeiro, 2018

Governo instala Companhia de Polícia no bairro da Aurora

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (3), a 1ª Companhia de Policiamento do 20º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, no bairro da Aurora.

A entrega da companhia é parte integrante do acordo firmado com os moradores do bairro, em ação civil pública. Além do posto de policiamento, a comunidade foi beneficiada também com a reforma da quadra poliesportiva (Polo Assunção) e a transferência do Centro Socioeducativo de Internação Masculina, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição; da presidente da Funac, Elisângela Cardoso; do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; do comandante do Policiamento de Área Metropolitana I, coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis; do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira; e de representantes da comunidade do bairro Aurora.

O secretário dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves da Conceição, elogiou o trabalho de toda equipe da Funac e destacou a importância das medidas socioeducativas para a ressocialização de crianças e adolescentes.
“Muitas crianças e adolescentes não têm oportunidade de acesso à educação e, para grande parte delas, a rua e o crime organizado se tornam a solução para sobrevivência. As unidades são espaços de oportunidade para que estes meninos e meninas refaçam suas vidas. O medo não constrói nada, o que constrói é a capacidade de amar os outros. Ao longo deste ano vamos inaugurar novas unidades com melhores condições de ressocialização. Para cada novo prédio da Funac, o governador Flávio Dino vai abrir mais escolas, para que mais crianças e adolescentes tenham oportunidade de acesso à educação, com uma escola digna e com qualidade”, afirmou Francisco Gonçalves.

Durante a entrega do 20º BPM, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou a proximidade entre as forças policiais e as comunidades. 

“Esta companhia atende à filosofia do governador Flávio Dino em implantar nesta região, com a saída da Funac, uma companhia em total parceria com a comunidade. A partir de hoje, durante 24 horas, o grande Anil vai contar com um policiamento afeto a Polícia Militar, com toda a estrutura necessária para atender a população com todas as suas necessidades, mantendo a proximidade com a comunidade”, enfatizou.
A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, ressaltou o papel do Estado na garantia de políticas públicas e os desafios da instituição no trabalho de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei.

“Durante um ano de atividades não houve nenhuma ocorrência de tumulto ou fuga de adolescentes do prédio da Funac na Aurora, isto graças ao trabalho de referência que implantamos na unidade, com uma equipe dedicada e comprometida. Os jovens que cometeram atos infracionais são seres humanos e não podemos perder a esperança na humanidade, especialmente para as pessoas mais vulneráveis e que, historicamente, tiveram direitos negados. Se não houver o respeito e tolerância pela pessoa humana não temos como construir uma sociedade de paz. E o papel da Fundação é garantir a cidadania destes adolescentes para que eles voltem ao convívio em sociedade”, disse a presidente da Funac.

Mais Segurança

A Companhia de Policiamento irá atender a região que integra os bairros da Aurora, Cohab, Forquilha, Isabel Cafeteira e conjuntos habitacionais adjacentes, com serviços de policiamento e segurança pública, como explicou o capitão Ricardo, que comandará as atividades da 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar.

“Está prevista, ainda neste mês, a nomeação de policiais aprovados no último concurso de 2012 que vão integrar esta companhia, e também serão destacados dois policiais de outras unidades para cá, com os serviços de policiamento com motos e duas novas viaturas”, disse o capitão Ricardo.
Além disso, o espaço contará também com atividades sociais e culturais de integração da comunidade, com oferta de aulas de defesa pessoal, artes marciais, futebol, além de ações pontuais em datas comemorativas.

“Temos que frear a criminalidade com educação. O esporte, a arte e a educação são estratégias que funcionam na prevenção contra o crime. A segurança é o maior bem da sociedade e a Polícia Militar faz um trabalho de grande relevância em prol dos direitos humanos. E, por isso, vamos trabalhar junto com a comunidade para desenvolver um planejamento de segurança estratégica de toda região”, pontuou o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira.

Representando a União de Moradores da Aurora, o senhor Marinho agradeceu o empenho do governador Flávio Dino em cumprir com a política pública de segurança, beneficiando a comunidade.

“O que nós estamos recebendo hoje é uma política pública de segurança importante. A Aurora mostrou a força da comunidade e queríamos algo que viesse a beneficiar a todos nós. O governador está de parabéns por ter mostrado uma política de verdade e cumprindo com o que prometeu”, disse Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário