Hoje em dia, com o conhecimento nas áreas biológicas e médicas se torna cada vez mais fácil evitar vários tipos de vírus e bactérias, além de outros agentes nocivos, bastando tomar certos cuidados com a higiene. Essa lista visa ajudar aqueles que querem se precaver de possíveis problemas causados por microrganismos, que podem ser contraídos de maneiras banais e ter severas consequências, às vezes, pelo resto da vida.

1 – Chinelos

Muitas pessoas costumam [VIDEO]emprestar os seus próprios chinelos, principalmente para as visitas, mas, na verdade, esse é um péssimo costume. Se alguém realmente quiser ser um bom anfitrião, vai ter um par de chinelos limpos e exclusivos para as suas visitas.

O que acontece é que as sandálias podem ser um excelente meio de propagação de fungos, principalmente quando vestidas com os pés ainda molhados. Uma outra dica é com relação ao tempo que você pode usar um mesmo par, e a resposta é: seis meses. Além disso, as peças devem ser lavadas constantemente, dependendo do material, e também desinfetadas.

2 – Esponjas

As esponjas parecem fáceis de lavar e dão a impressão de estar sempre limpas, principalmente aquelas usadas no banho. Mas ao longo do tempo elas acumulam bactérias [VIDEO]e micropartículas de pele.

Quando passadas a outra pessoa, pode acontecer de alguma partícula de pele ou até mesmo uma bactéria, penetre em algum poro aberto causando espinhas e irritação, principalmente na pele do rosto. As recomendações são lavar a esponja após o uso e nunca usar a mesma por mais de três meses.

3 – Pinças

Não só as pinças, mas vários aparelhos cosméticos são de uso exclusivamente individual, e o motivo é o mesmo dos aparatos de manicure e pedicure, pois não é difícil encontrar resíduos de pele e até mesmo de sangue dos usuários nesses aparelhos.

Portanto, a gama de doenças que pode ser contraída é gigantesca, pois é possível adquirir problemas com fungos, bactéria e até mesmo DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Um exemplo é a herpes, que é causada por um vírus e uma das maneiras de contração é o uso compartilhado desse tipo de objetos. Mas por mais que sejam de uso individual, é sempre necessário fazer a correta higienização desses objetos.

4 – Toalhas

O problema do compartilhamento das toalhas não tem relação com a higiene da pessoa propriamente, mas com o ambiente em que ela é deixada. Após o banho, a toalha se torna um verdadeiro atrativo para as bactérias e micro-organismos, e as toalhas úmidas são ambientes muito prósperos para essas ameaças microscópicas.

Além disso também se torna um ambiente propício proliferação de fungos. 

Os cuidados são: não deixar a toalha no banheiro no banheiro, pois ela não irá secar por completo, de preferência algum lugar ventilado e/ou exposto ao sol. A troca deve ser feita a cada 4 dias no máximo.

5 – #Batom

Passar um batom compartilhado, uma prática comum, pode ser uma maneira de adquirir infecções ou, até mesmo, o vírus causador de herpes. Ao contrário do que a maioria pensa, em muitos casos o portador pode não ter os famosos sintomas visíveis, facilitando a propagação do vírus. #cabelo #fone de ouvido

Blastingnews