27 janeiro, 2018

Governo entrega quatro escolas no município de Satubinha na manhã deste sábado


“Agora meu filho vai estudar em uma escola de verdade”, disse a dona de casa Maria dos Santos, 39 anos, moradora do povoado Sapucaia, município de Satubinha. Ela tem uma filha cadeirante aluna da Escola Municipal Sapucaia, que foi toda reconstruída pelo Governo do Estado, por meio do programa Escola Digna. A unidade foi entregue pelo governador Flávio Dino à população, na manhã deste sábado (27), dando início à agenda de vistorias e inaugurações no município. Mais de 40 estudantes vai estudar com dignidade na nova escola.

Emocionada, Maria dos Santos lembra das dificuldades para garantir a educação da filha e mostra a alegria por ver o novo prédio equipado e estruturado. “Era uma tristeza enfrentar horas de caminhada para deixar minha filha em uma escola sem nenhuma condição. Vendo este prédio aqui eu penso porque nenhum governador fez isso antes. Isso sim é lugar de estudar e sinto gosto em andar tanto para trazê-la para estudar neste novo ambiente”, comemora a mãe.
Esta foi a primeira de quatro novas escolas construídas pelo Governo no município, levando melhores condições de aprendizado, conforto e mais dignidade na educação de centenas de estudantes da rede pública. O programa Escola Digna, criado pelo Governo do Estado, vem mudando a realidade da educação maranhense, substituindo escolas de taipa e palha por construções de tijolo, telha e estrutura em equipamentos.

“Nunca nenhum governo no Maranhão entregou quatro escolas em um município no mesmo dia. Nós estamos olhando para os invisíveis, os mais pobres e com os meios existentes estamos fazendo o máximo para garantir qualidade de educação e de vida a milhares de maranhenses”, pontuou o governador Flávio Dino. Para a cidade ele anunciou ainda, ações na área de abastecimento de água, da Cozinha Comunitária, serviços de cidadania e reforço para a produção agrícola.

Mais escolas

O programa Escola Digna contemplou ainda os povoados Santa Maria, Boa Esperança e Piquizeiro, beneficiando em média 400 alunos do município de Satubinha. São unidades de duas e quatro salas, banheiros, cantina, pátio, secretaria e área livre. As novas estruturas vão abrigar alunos do ensino fundamental dos povoados atendidos e áreas adjacentes. Para a construção das escolas no município o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,67 milhão em recursos.

“A educação é a base de tudo e com o Escola Digna, o Governo quer mostrar que é possível qualificar o ensino público e proporcionar um futuro mais promissor aos estudantes maranhenses”, pontua o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.


Mais de 160 famílias da região foram alcançadas com as obras do Escola Digna.“É um momento de alegria, de satisfação e de agradecimento por esse olhar sensível do governador à nossa população e nossa cidade. Sem dúvidas, é um projeto de grande importância para nossa cidade e que agora, de fato, vai fazer a diferença na vida dessas crianças, que passam a ter escolas de verdade para aprender”, reforçou a prefeita de Satubinha, Dulce Maciel.

Outras entregas

O Governador, comitiva de secretários e demais autoridades locais seguiram para a comunidade Piquizeiro para vistoriar as obras da Escola Municipal Ester Figueiredo, que está em fase conclusiva. Totalmente nova, a unidade vai acolher 256 estudantes.  No povoado Boa Esperança, a entrega de uma nova escola alegrou a comunidade estudantil, que antes, não tinha um espaço adequado para o ensino.

Em Santa Maria serão 97 alunos alcançados com a construção da Escola Municipal Carmelita Queiroz. O prédio possui duas salas de aula e demais dependências, poço artesiano e será entregue mobiliada.
Ainda na agenda do povoado, está a entrega de 204 kits esportivos para prática de esportes diversos como futebol, handebol e vôlei, além de ações de Educação Física na escola. Os kits possuem bolas, redes, dominó, colete de jogos, mini trave, cones, entre outros.

Carreta Viva-Procon

A comunidade aproveitou ainda ações de cidadania com as ações da carreta. A dona de casa Maria Onilda Pereira, 45 anos, reconheceu o trabalho da gestão na cidade e aproveitou para tirar o documento RG. “Eu nunca tive a oportunidade de ter meu registro, e é muito importante, mas só com este governo o acesso é fácil e rápido”, afirmou Maria.

Além da emissão de 1ª e 2ª via do RG, foram oferecidos ainda serviços de consulta do CPF, antecedentes criminais, serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online.

Educação com dignidade

São mais de 700 escolas que passaram por alguma intervenção – reforma, construção, revitalização, manutenção ou totalmente construídas – pelo Escola Digna, desde o início da gestão Flávio Dino.

A maioria em municípios onde nunca houve condições adequadas de ensino. As escolas servem a alunos do Ensino Fundamental, e, em alguns, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na lista de municípios atendidos estão Fortaleza dos Nogueiras, Santa Filomena, Buriticupu, Aldeias Altas, São João do Sóter, Estreito, Barreirinhas, Belágua, entre outros, totalizando 24 cidades, sendo oito incluídas no Plano Mais IDH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário