18 novembro, 2015

Valéria Macedo discute ampliação de capacidade de passageiros em aeroporto de Carolina

Valéria Macedo discute ampliação de capacidade de passageiros em aeroporto de Carolina

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) recebeu em seu gabinete a secretária estadual de Turismo, Delma Andrande e do comandante geral do Corpo de Bombeiro Militar, Coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, para tratar sobre o aumento da capacidade para receber aeronaves com até 30 passageiros no Aeroporto Brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues, em Carolina, e da luta da parlamentar para a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros no município.


Um dos principais entraves para a liberação de aeronaves com maior capacidade de passageiro é a Resolução nº 115 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que determina que o município tenha carro de combate a incêndio apropriado. A reunião também teve a participação do secretário adjunto de turismo, Marcos Campos, do secretário adjunto de comércio e serviçosExpedito Júnior.


“Acredito que é de fundamental importância para a população, turismo e o desenvolvimento do nosso Estado esta mudança de categoria do aeroporto. Com isso, Carolina poderá receber aeronaves de maior porte, com mais passageiros, fomentando ainda mais o turismo e a cultura do sul do Maranhão”, disse Valéria Macedo. 


A secretário adjunto de turismo, Marcos Campos, acredita que a articulação da deputada Valéria junto ao governo e todos os órgãos responsáveis é fundamental para que se consiga a viatura para mudar a categoria.


O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Cel.  Célio Roberto explicou que a segurança é a principal exigência da Agência Nacional de Aviação Civil para receber aeronaves com até 30 passageiro. Informou também que a viatura tem que ser com as características especificas para atender aeroportos, conforme a Anac determinou e um efetivo de 20 homens.


“É necessário o investimento do estado. Buscamos junto ao governador Flávio Dino recursos e ajuda para a corporação, ou seja, a liberação do efetivo para que possa atender a determinação da Anac e trazer mais segurança para a população e usuários do aeroporto”, disse Valéria.


CORPO DE BOMBEIRO


De acordo com a Indicação nº 625/15, de autoria da deputada Valéria Macedo, a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros tornou-se imperiosa naquele município pela sua importância socioeconômica adquirida nos últimos anos, o que beneficiará diretamente uma população estimada em 25.500 habitantes (além de quase noventa mil turistas por ano), no sentido de assegurar o pronto atendimento às diversas situações de urgência e emergência decorrente do dia-a-dia, visto que a unidade mais próxima demora muito para atender às ocorrências.


Segundo a Indicação, nas últimas décadas, o contingente populacional e, consequentemente, o processo de aceleração da urbanização do Município de Carolina cresceu muito, fato resultante da conjunção de vários fatores, dentre os quais se pode destacar principalmente o econômico, através do intenso fluxo turístico recebido pela cidade, vindo a receber mais de 80 mil turistas apenas no ano passado, segundo a Secretaria de Turismo do município, de forma que o turismo tornou-se uma das grandes potencialidades econômicas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário