13 novembro, 2015

Governo realiza formação de comissões eleitorais para eleição de gestores


Oitenta e oito Comissões Eleitorais de Escolas da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís) participaram, nestas quarta (11) e quinta-feira (12), da formação para a eleição de Gestores e Gestoras Escolares, que acontece no dia 12 de dezembro.

No primeiro dia de formação, que ocorreu no auditório do Colégio Marcelino Champagnat, o governador Flávio Dino, que visitava a escola, prestigiou o evento, destacou a importância das eleições diretas para a função de Gestor Escolar, os avanços da educação do Estado nos primeiros 10 meses de gestão, com destaque para a valorização dos profissionais do magistério e as ações do Programa ‘Escola Digna’.


“Esse é um momento singular na história do Maranhão. A eleição de gestoras e gestores escolares é um marco de um processo democrático que, hoje, se instala nas escolas desse estado. E a condução desse processo de forma transparente e correta está nas mãos de vocês”, ressaltou Flávio Dino dirigindo-se aos membros das comissões eleitorais.

Durante a formação, as comissões que são compostas cada uma por dois professores, um representante da comunidade estudantil e um representante de pais – receberam as últimas orientações sobre o trabalho que irão desenvolver na etapa que corresponde à eleição na escola. São informações que vão desde o horário de votação, que vai das 8hs às 17h30 para as escolas que funcionam apenas no diurno, e das 8hs às 20hs para as escolas que funcionam nos três turnos.


Credenciamento

Outro tema bastante focado no treinamento foi o quórum para validação da eleição, que é de 50% para cada segmento credenciado: professores e funcionários; estudantes e pais.

“Com base nas fichas de matrículas dos estudantes nas escolas, a comissão faz o cadastramento dos respectivos seguimentos. Uma vez feito o cadastro, essas pessoas são comunicadas que são eleitores naturais. Mas, para votar, eles precisam se credenciar junto à comissão. Aí para que a eleição seja válida, pelo menos 50% dos credenciados terão que comparecer no dia da votação. E o que a gente espera é que todos se empoderem desse direito, desse momento de democracia plena dentro da escola”, destacou a professora Francisca Lima, coordenadora do processo de eleição de gestores.

Os credenciamentos dos professores, funcionários, estudantes e pais foram iniciados no dia 3 e vai até o dia 23 (segunda-feira). Todos os estudantes a partir dos 15 anos de idade são obrigados a se credenciar e a votar.

Gabarito das provas

Ainda nesta quinta-feira (12) foram divulgados os gabaritos do exame de certificação realizados, no sábado (7), em todas as regionais, após curso de formação continuada de 20h. Os gabaritos estão disponíveis no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br

Eleição de Gestores e Gestoras

A eleição de gestores acontece no dia 10 de dezembro, em 450 escolas do Sistema Estadual de Ensino. Um total de 1.364 candidatos disputam o pleito em todo o estado, totalizando 489 chapas. Em São Luís, são 259 candidatos inscritos, em seguida vem a regional de Imperatriz com 107 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário