28 novembro, 2015

Governo dialoga com profissionais da saúde sobre novo modelo de gestão


Governo recebe representantes dos profissionais da área de saúde para diálogo sobre processo de gestão que está sendo implementado. Foto: Francisco Campo/SES
Governo recebe representantes dos profissionais da área de saúde para diálogo sobre processo de gestão que está sendo implementado. Foto: Francisco Campo/SES

O Governo do Maranhão realizou na sexta-feira (27) uma reunião com representantes das categorias de trabalhadores da saúde. Os secretários de Estado Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos) e Marcos Pacheco (Saúde) explicaram o novo modelo de gestão que está sendo promovido na área da saúde e ouviram os pleitos dos trabalhadores. A reunião foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro.

O secretário Marcos Pacheco informou que será implantado um modelo de contratação a partir de seletivo público com aplicação de provas. “A nossa proposta é acabar com o partidarismo e fazer saúde com responsabilidade. Queremos ter certeza de que todos, sem restrição, tenham qualificação para cuidar dos nossos pacientes, visto que essa é a nossa principal causa: a garantia da qualidade do serviço público de saúde em nosso estado”, disse.

Dentro desse processo de reestruturação, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) assumirá, gradativamente, a gestão das unidades de saúde da rede estadual em substituição ao processo de terceirização. “Estamos em processo de transição até chegarmos ao modelo que consideramos ideal”, ressaltou Marcos Pacheco.
O secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, destacou a importância da reunião com os trabalhadores, onde foram esclarecidas várias dúvidas, e ressaltou que o governo Flávio Dino tem uma gestão participativa e popular, dialogando com os diversos setores da sociedade.

“A postura desse governo continuará sendo a de tentar uma solução conjunta, sabendo que as políticas públicas estão em expansão e que juntos será possível a reconstrução significativa de toda rede estadual de saúde”, declarou.

Diante do compromisso e do diálogo estabelecido com os representantes do Governo do Maranhão, a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde-MA), Dulce Sarmento, considerou a reunião positiva e esclarecedora.

“Não esperávamos outra postura desse governo e do secretário de Saúde que, de fato, tem se esforçado para cuidar dessa pasta com compromisso e transparência”, disse.

Repasse de pagamentos
 
Durante a reunião, os secretários reafirmaram o compromisso com os trabalhadores do Instituto Cidadania e Natureza (ICN). O valor de pagamento dos médicos já foi repassado ao ICN e, por isso, a quantia encontra-se atualmente bloqueada por ordem judicial. A Secretaria de Saúde já solicitou o desbloqueio da verba a fim de que esses valores sejam repassados aos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário