04 novembro, 2015

Implantação da Redesim avança nos municípios maranhenses

Até o final do ano, a meta é que 40 prefeituras tenham aderido ao sistema que integra todos os órgãos e instituições envolvidos na abertura e fechamento de empresas, com objetivo e de reduzir burocracia e custos. 
 
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins
O Maranhão está em quinto lugar do ranking dos estados que mais avançam na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Brasil, com a parceria salutar do Governo do Estado – por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e parceiros institucionais, envolvidos nos processos, como o Sebrae.

A informação foi repassada na última reunião do Comitê Gestor da Redesim, em outubro, pelo gerente de Integração Nacional da Redesim na Receita Federal, auditor fiscal Carlos Nacif. Ele congratulou os parceiros pela agilidade no processo de implantação no Maranhão, ressaltando o importante papel do Sebrae no processo.

“A instituição apoia diretamente a implantação da Redesim na articulação junto aos municípios, contribuindo financeiramente com mais de R$ 2,8 milhões para digitalização dos documentos da Jucema, agente integrador da Rede no Maranhão. O que observamos em todo o país é que, onde o Sebrae entra como parceiro estratégico, a implantação da Rede tem ocorrido de maneira mais rápida. Destacamos, também, o empenho do Governo do Estado em disponibilizar a ferramenta gratuitamente às prefeituras, o que ajuda na adesão do poder público municipal à integração”, destacou Nacif.

A meta do Governo do Estado, que disponibiliza gratuitamente às Prefeituras o sistema sincronizador da Redesim – batizado no Maranhão de Empresa Fácil – é chegar no final do ano com 40 municípios sincronizados, tornando as operações mercantis mais efetivas e céleres para os empresários. Atualmente, 23 municípios já aderiram ao sistema.  

Para o Sebrae, que apoia a implantação da Redesim no país por meio de suas Unidades de Políticas Públicas estaduais, as micro e pequenas empresas e os grandes empreendimentos ganharão com a integração do sistema, principalmente na redução da burocracia e prazo de abertura ou fechamento dos estabelecimentos. 

“A principal vantagem para os empresários com a sincronização dos sistemas na Redesim é a entrada única de documentos, para o registro na Junta Comercial, sem necessidade de se dirigir aos demais órgãos envolvidos. Toda a tramitação do processo é por internet, com redução de tempo e custo. Já para os órgãos públicos, as vantagens são o acompanhamento e definição do processo online, redução do fluxo de contribuintes e garantia de não haver registro de nenhuma empresa na esfera federal ou estadual sem conhecimento do Município”, informa o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, comentando que a redução do tempo para a abertura ou fechamento de uma empresa, que antes era de até dois meses, será reduzido para cinco dias no máximo.
  
Projeto estruturante
O Sebrae iniciou este ano um projeto estruturante na Unidade de Políticas Públicas para apoiar, até dezembro de 2016, a implantação da REDESIM em 90 municípios maranhenses – onde estão instaladas aproximadamente 165 mil empresas ativas, que correspondem a 97,3% do total de estabelecimentos empresariais legalizados no estado.

A REDESIM é um sistema de simplificação e diminuição do tempo e custo para abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, buscando, em conjunto com os parceiros, compatibilizar, integrar e harmonizar regras e procedimentos de modo a evitar duplicidade de exigências e garantir a linearidade do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário