11 novembro, 2015

Prova Brasil é aplicada em escolas maranhenses

Teve início nesta semana e se estenderá até o dia 20 a aplicação da Prova Brasil, uma avaliação censitária, que envolve estudantes da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. Participam da avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

No Maranhão, participarão da avaliação 102.462 estudantes e 3.590 escolas de 5º ano, 3.057 escolas e 95.738 estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e 119 escolas e 3.888 estudantes do Ensino Médio, totalizando 202.088 estudantes e 6.766 escolas. Em todo o Brasil, cerca de 8,2 milhões de estudantes de 71 mil unidades de ensino públicas e particulares participam da avaliação, em 5.538 municípios. 

De acordo com o supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Luís Alex Lopes Corrêa, a prova avalia a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. “A avaliação faz parte do processo e não tem efeito se não for para tomar decisão. Nesse sentido, é imprescindível que incentivo não só a participação dos alunos como também de toda a comunidade escolar,” ressaltou.

O Prova Brasil faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que oferece subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

Além da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também denominada "Prova Brasil", o Saeb é composto por mais duas avaliações externas em larga escala: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário