segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Credenciamento da comunidade escolar para eleição de gestores será realizado até dia 23


Candidatos do processo seletivo para gestão escolar durante exame de certificação que antecede as eleições. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc
Candidatos do processo seletivo para gestão escolar durante exame de certificação que antecede as eleições. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc
Como parte do processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o credenciamento dos professores, funcionários, estudantes e pais para a escolha do gestor escolar, no próximo dia 10 de dezembro, em 450 colégios estaduais.

Para garantir a efetiva participação da comunidade escolar no processo, a Seduc está orientando todas as comissões eleitorais escolares a convocarem todos os estudantes a partir dos 15 anos de idade a se credenciarem para a votação. Segundo o edital do processo eleitoral, o quórum para validação da eleição é de 50% para cada segmento credenciado: professores e funcionários; estudantes e pais.

“Estamos vivenciando um momento histórico na educação do Maranhão e para consolidar esse processo é necessária a ampla participação das escolas, por isso foi estabelecido um critério de proporcionalidade para cada segmento escolar. O governador Flávio Dino compreende que a gestão escolar democrática é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes”, destacou a secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres.

De acordo com a coordenadora do processo eleitoral, Francisca Lima, as comissões eleitorais farão o cadastramento dos respectivos seguimentos. Uma vez feito o cadastro, essas pessoas são comunicadas que são eleitores naturais. Mas, para votar, eles precisam se credenciar junto à Comissão Eleitoral Escolar. “Todos os eleitores deverão credenciar-se na Unidade de Ensino como votantes. Aí para que a eleição seja válida, pelo menos 50% dos credenciados terão que comparecer no dia da votação”, informou.

Poderão votar: profissionais da educação em exercício na escola há pelo menos seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 15 anos de idade, e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado, somente um por família, independente do número de filhos matriculados na escola. O servidor em exercício em mais de uma unidade escolar terá direito a voto em cada uma das unidades.

No dia 10 a consulta (votação) ocorrerá das 8hs às 17h30, para as escolas que funcionam apenas no diurno, e das 8hs às 20hs, para as escolas que funcionam nos três turnos.

Um total de 1.364 candidatos disputa o pleito em todo o estado, totalizando 489 chapas. Em São Luís, são 259 candidatos inscritos, em seguida vem a regional de Imperatriz com 107 inscritos.

Clique aqui para ter acesso ao edital do processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário