16 novembro, 2015

Credenciamento da comunidade escolar para eleição de gestores será realizado até dia 23


Candidatos do processo seletivo para gestão escolar durante exame de certificação que antecede as eleições. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc
Candidatos do processo seletivo para gestão escolar durante exame de certificação que antecede as eleições. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc
Como parte do processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o credenciamento dos professores, funcionários, estudantes e pais para a escolha do gestor escolar, no próximo dia 10 de dezembro, em 450 colégios estaduais.

Para garantir a efetiva participação da comunidade escolar no processo, a Seduc está orientando todas as comissões eleitorais escolares a convocarem todos os estudantes a partir dos 15 anos de idade a se credenciarem para a votação. Segundo o edital do processo eleitoral, o quórum para validação da eleição é de 50% para cada segmento credenciado: professores e funcionários; estudantes e pais.

“Estamos vivenciando um momento histórico na educação do Maranhão e para consolidar esse processo é necessária a ampla participação das escolas, por isso foi estabelecido um critério de proporcionalidade para cada segmento escolar. O governador Flávio Dino compreende que a gestão escolar democrática é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes”, destacou a secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres.

De acordo com a coordenadora do processo eleitoral, Francisca Lima, as comissões eleitorais farão o cadastramento dos respectivos seguimentos. Uma vez feito o cadastro, essas pessoas são comunicadas que são eleitores naturais. Mas, para votar, eles precisam se credenciar junto à Comissão Eleitoral Escolar. “Todos os eleitores deverão credenciar-se na Unidade de Ensino como votantes. Aí para que a eleição seja válida, pelo menos 50% dos credenciados terão que comparecer no dia da votação”, informou.

Poderão votar: profissionais da educação em exercício na escola há pelo menos seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 15 anos de idade, e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado, somente um por família, independente do número de filhos matriculados na escola. O servidor em exercício em mais de uma unidade escolar terá direito a voto em cada uma das unidades.

No dia 10 a consulta (votação) ocorrerá das 8hs às 17h30, para as escolas que funcionam apenas no diurno, e das 8hs às 20hs, para as escolas que funcionam nos três turnos.

Um total de 1.364 candidatos disputa o pleito em todo o estado, totalizando 489 chapas. Em São Luís, são 259 candidatos inscritos, em seguida vem a regional de Imperatriz com 107 inscritos.

Clique aqui para ter acesso ao edital do processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário